SóProvas


ID
2544979
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao emprego adequado da regência verbal e nominal no estilo formal da língua:


I. O professor deve enviar o plano de aula do seu componente curricular ao coordenador do respectivo curso até a segunda semana de aula. Isso para que o coordenador possa analisá-lo com o propósito de depreender se os procedimentos didático-pedagógicos presentes no plano estão de acordo com a ementa presente no Projeto Político Pedagógico do curso.

II. De acordo com as presentes leis, tais direitos pertencem aos estudantes. Insistimos na ideia de que esses direitos lhes pertençam.

III. Temos a certeza de que todos os pedidos serão atendidos conforme as verbas forem liberadas por meio dos respectivos editais.

IV. Chegarei a cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

     

    IV. Chegarei à cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto.

  • IV - Achei que o verbo Chegar estava complementado apenas com a Preposição A, porque a Cidade não estava específicada. Errei

  • pensei a mesma coisa, Paulo Muniz.

  • Alternativa A

    Eu elimei a opção IV pela ausência da crase e também pela palavra "apanhar" que acho não estar coesa.

  • Eu raciocinei que a cidade estaria especificada pelo contexto da mensagem.

    Daí quem chega, chega a algum lugar.

    Ele chegaria a cidade. Qual cidade? A cidade que os caras iam reservar o carro.

    Por isso ele chegaria à cidade...

    Eu raciocinei certo ou viajei?

  • II. De acordo com as presentes leis, tais direitos pertencem aos estudantes. Insistimos na ideia de que esses direitos lhes pertençam. [CORRETA]

    - a segunda oração apresenta uma hipótese [a "ideia" de que os direitos pertençam aos estudantes], por isso "pertençam" está no presente do subjuntivo.

     

    IV. Chegarei a cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto. [INCORRETA]

    - a especificação da cidade não precisa vir expressa no texto para que se justifique a crase, como em "chegarei à cidade de Curralinho na próxima semana".

    Pelo contexto, percebe-se que se trata de um cidade específica, concreta, para onde o enunciador irá na próxima semana, embora esteja implícita qual seja entre ele e os interlocutores.

  • Também acredito que sejam corretos I e II, pela falta da crase no item III.

  • II - Insistimos na ideia de que esses direitos lhes pertençam. Quem tem direito tem direito "de" ?

     

  • IV. Chegarei à cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto.

     

    Diante do contexto da oração, a cidade está especificada, portanto, CRASE nela

  • na verdade Berna Fejfar o "de" é complemento do nome ideia. quem tem ideia, tem ideia de algo.

     

    erros avisem-me.

     

     

    gabarito letra A.

     

     

    ad astra et ultra.