SóProvas


ID
2545243
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma sociedade empresária apresentou margem bruta de 20%, em 2015, e de 25%, em 2016.


Assinale a opção que indica um possível motivo para o aumento na margem bruta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Margem bruta = Lucro bruto/receita líquida de vendas ou vendas líquidas

    Ou seja, para aumentar o índice temos que aumentar o lucro bruto ou diminuir a receita líquida

    Alternativas:

    a) Aumento no preço dos produtos vendidos.   CERTO: Se aumentar o preço aumenta o RBV, RLV e o LB, não é a mais adequada mas, em face as demais alternativas, é a menos pior
     

    b) Venda de ativo imobilizado com lucro.  Errado, venda de imobilizado é outras receitas operacionais, abaixo do lucro bruto, não interfere no índice
     

    c) Diminuição das despesas operacionais.  Errado, despesas operacionais são abaixo do lucro bruto, não interfere no índice
     

    d)  Aumento das despesas financeiras.  Errado, despesas financeiras são abaixo do lucro bruto, não interfere no índice
     

    e) Compra de estoque com pagamento a prazo   Errado, aumento do estoque provoca aumento do CMV, e se aumenta o CMV, o lucro bruto é menor.

    bons estudos

  • Questão sobre a análise da margem bruta na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).


    Conforme Montoto¹, diferentemente do Balanço Patrimonial que é um resumo dos saldos das contas patrimoniais, a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é construída a partir dos saldos de encerramento de todas as contas de resultado e tem por objetivo apresentar o resultado econômico de um exercício social, isto é, o lucro ou prejuízo contábil do exercício.


    Para respondermos a questão, precisamos conhecer minimamente a estrutura da DRE. Segue abaixo uma DRE resumida para fins didáticos:




    A margem bruta ou lucratividade bruta compara o resultado bruto (lucro bruto, linha 7) do exercício com a receita líquida (linha 5). Matematicamente, temos:
    Margem bruta = (lucro bruto/receita líquida) x 100%


    Atenção! Perceba então, que possíveis motivos para variação da margem bruta (aumento ou diminuição) deverão estar ligados com as linhas 7 para cima (CMV, receita líquida, etc). Os fatos contábeis que alterarem as linhas de baixo (despesas, IR/CSLL, etc) não impactam na margem bruta.


    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas:


    A) Certo, veja que, o aumento do preço nos produtos vendidos, mantendo os demais preços constantes (CMV, etc), poderia aumentar a proporção do lucro bruto em relação a receita líquida.

    Atenção! Estamos diante de uma questão Múltipla Escolha e por isso, devemos escolher a mais certa ou a menos errada. O aumento no preço dos produtos vendidos não contribui necessariamente para o aumento da Mg bruta (pois pode acontecer do preço do CMV também se elevar e assim a margem permanecer a mesma), entretanto, pode ser um possível motivo. Dentre as alternativas, é a menos errada.


    B) Errado, o lucro da venda de ativo imobilizado é contabilizado em outras receitas (linha 10), não impacta a margem bruta.


    C) Errado, diminuição das despesas operacionais é contabilizada abaixo do lucro bruto, na linha 8, por isso não impacta na margem bruta. Impactaria na margem líquida, por exemplo.


    D) Errado, receitas e despesas financeiras são contabilizadas abaixo do lucro bruto, (linha 9), por isso não impactam na margem bruta


    E) Errado, compra de estoque (a prazo ou a vista) é um fato contábil permutativo, não provoca alteração no resultado e por isso, não impacta a princípio, na margem bruta.  


    Gabarito do Professor: Letra A

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.