SóProvas


ID
2545405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um projeto de intervenção, o assistente social deve considerar as novas configurações da família, uma vez que os processos familiares são uma construção singular. De acordo com os pressupostos do serviço social a respeito da família, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    Parágrafo único.  Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.         (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)   Vigência

  • Família monoparental -ocorre quando apenas um dos pais de uma criança arca com as responsabilidades de criar o filho ou os filhos. 

    Família Substituta- a família que passa a substituir a família biológica de uma criança/adolescente, quando esta não pode, não consegue ou não quer cuidar desta criança. A família substituta pode ocupar o papel da família biológica de forma efetiva e permanente, como na adoção, ou de forma eventual, transitória e não definitiva, como na guarda e na tutela. 

    Família extensa, ou ampliada, é aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, e é formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade (GABARITO).

    Família anaparental, a qual possui como basilar o elemento afetividade, que se caracteriza pela inexistência da figura dos pais, ou seja, constituí-se basicamente pela convivência entre parentes do vínculo da colateralidade ou pessoas – mesmo que não parentes e sem conotação sexual - dentro de uma mesma estruturação com identidade de propósitos, que é o animus de constituir família.

    Família homoafetiva a relação afetiva entre pessoas de mesmo sexo. Apresenta características similares a de uma união estável.

  • LEI Nº 8.069/1990

     

    Art. 25 – ...

    § único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.  

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Vamos passar cada um dos itens.

    A) A família monoparental é aquela formada por apenas um dos pais e sua prole; na maioria dos casos brasileiros, essas famílias são chefiadas por um homem.

    Errado. No caso brasileiro, as famílias monoparentais são chefiadas majoritariamente por mulheres.

    B) Família substituta é aquela oriunda da adoção temporária ou permanente e que, apesar da permissão da lei, não cria relações semelhantes àquelas de uma família legítima, uma vez que se constitui por pessoas naturalmente estranhas umas às outras.

    Errado. Uma vez adotado, o individuo rompe, do ponto de vista legal, com a sua família bilógica. Além disso, ele passa a gozar de todas as prerrogativas de filho.

    C) Família extensa, ou ampliada, é aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, e é formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    Correto. A família extensa ou ampliada pode ser definida como aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    D) A família anaparental é caracterizada pela convivência entre parentes dentro de um mesmo lar, unidos por algum grau de parentesco, com a presença de pais.

    Errado. Família anaparental está entre os novos arranjos sócio-afetivos. Ela possui como elemento basilar a afetividade, que se caracteriza pela inexistência da figura dos pais, ou seja, constitui-se basicamente pela convivência entre parentes do vínculo da colateralidade ou pessoas – mesmo que não parentes e sem conotação sexual.

    E) A família homoafetiva é constituída por pessoas do mesmo sexo, desde que formalizada a união estável.

    Errado. O reconhecimento enquanto família não depende da união estável. A união estável serviu para assegurar garantias formais que anteriormente não eram estendidas aos casais homossexuais.

    RESPOSTA: LETRA C