Letra D
O grupo, na abordagem deste texto, torna-se a expressão da percepção do ser social na sua totalidade, envolvendo a razão, as aprendizagens, a emoção e suas vivências cotidianas. Isso perpassado por procedimentos, fundamentos teóricometodológicos que orientam ações técnico-operativas carregadas da dimensão lúdica do encontro com os indivíduos que passam a compor o grupo, interagindo com a perspectiva educativa.
O Serviço Social com grupos. Darlene de Moraes Silveira.
Letra A - No processo de trabalho, os assistentes sociais, como profissionais capacitados e únicos conhecedores das necessidades de um grupo, devem estabelecer a metodologia e os objetivos do trabalho a ser desenvolvido. (Os assistentes sociais são os ÚNICOS conhecedores? Não!)
Letra B - O significado do trabalho com grupos no serviço social é pautado pelas dinâmicas utilizadas pelo grupo, sendo desnecessário que o profissional conheça as técnicas empregadas nessas dinâmicas. ( é DESnecessário conhecer as técnicas ??? Não! )
Letra C - O grupo é uma estrutura social rígida, representada por uma totalidade formada e limitada pela soma das partes e pelas necessidades individuais dos seus membros. (O grupo como espaço de vivências, de aprendizagens coletivas, o homem/mulher nele inseridos tem a oportunidade de socializar experiências e ensinar/aprender, reciprocamente portanto, conclui-se que, não poderia ser uma estrutura rígida, de uma totalidade formada e LImitada e de necessidades individuais.
Letra D - O assistente social deve considerar que um grupo está formalmente constituído mesmo quando seus membros não atribuam significado às ações coletivas realizadas por seus membros. (Tem que se atribuir se não não há razão se ser um grupo)
RESPOSTA CORRETA: LETRA E