Gab: B
I - CORRETA
II - ERRADA. O Rapport é uma relação mútua de confiança, e compreensão entre as pessoas envolvidas no processo de Coaching, que envolve empatia e confiança de tal forma que o emparelhamento facial e corporal são dispensáveis. O Rapport realmente é a construção de uma relação mútua de confiança e para isso uma das técnicas mais utilizadas é o espelhamento, no qual o emparelhamento facial e corporal são INDISPENSÁVEIS. fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/o-que-e-rapport/
III - ERRADA. Nessa questão, o que eu consegui enteder de erro está no final da frase: A fase de acessar o Estado Original deve ser executada no início do processo de Coaching. No Coaching temos o Estado Atual (onde estou) e o Estado Desejado (aonde quero chegar), ambos definidos no início do processo do Coaching. Não encontrei nenhuma referência à Estado Original, mas acredito se tratar de uma análise realizada quando já alcançado o Estado Desejado e observa-se como a pessoa era no seu Estado Original (onde ela estava no início do Coaching).
I. Um dos benefícios da aplicação de Coaching nas organizações é o aspecto da Liderança: o coaching como forma de potencializar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão de conflitos, de planos sucessórios entre outros efeitos. Outros benefícios são aspectos de Desempenho Superior, Cultura Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Carreira, Empreendedorismo e Desenvolvimento Organizacional.
Questão passível de anulação.
Cultura Organizacional: "Cultura organizacional é um padrão de premissas básicas compartilhadas que foram aprendidas por um grupo, na medida em que resolveram seus problemas de adaptação externa e integração interna…um produto de aprendizado compartilhado".
A cultura da organização é assimilada pelo membro e NÃO ensinada como é colocado no item.
O PsyCap é definido como um estado psicológico positivo de desenvolvimento caracterizado por quatro capacidades,
resumidas pelo acrônimo HERO (ou herói, em inglês). HERO significa:
Hope (esperança)
Efficacy/self-efficacy (eficácia/autoeficácia)
Resilience (resiliência)
Optmism (otimismo)
Os pesquisadores Luthans, Youssef e Avolio, que desenvolveram o conceito, explicam as quatro capacidades que compõem o Psycap,
da seguinte forma:
1 – Ter confiança (autoeficácia) para assumir desafios e despender o esforço necessário para ser bem-sucedido em tarefas desafiadoras.
2 – Fazer uma atribuição positiva (otimismo), em relação ao sucesso, no presente e no futuro.
3 – Perseverar ao perseguir objetivos e, quando necessário, redirecionar os caminhos para alcançar o sucesso (esperança).
4 – Quando afligido por problemas e adversidades,
manter-se firme e retornar ao estado original, ou mesmo, ir além dele (resiliência).
Cabe notar que a autoeficácia, a esperança, a resiliência e o otimismo não foram escolhidos aleatoriamente para compor o PsyCap.
De acordo com os autores, várias capacidades psicológicas positivas foram analisadas,
estudadas e empiricamente testadas no contexto do ambiente de trabalho.