SóProvas


ID
2545723
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É notório que a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos: estrutura organizacional adotada, cultura que existe em cada organização, características do contexto ambiental, negócio da empresa, processos internos e outras variáveis importantes. Considerando a sua aplicação no setor público, analise os itens a seguir e escolha a opção CORRETA.


I. A gestão por competências no setor público apresenta características únicas, afinal a questão da estabilidade gera desafios adicionais relacionados ao plano de carreira dos servidores.

II. O plano de carreira do servidor pode estar dissociado da gestão por competências, afinal a carreira pública apresenta características incompatíveis com a sua aplicação.

III. É importante que cada indivíduo faça a sua atividade de acordo com seus padrões de desempenho pessoais, o que pode ou não atingir objetivos organizacionais estratégicos.

IV. O processo de gestão de pessoas no setor público deve ser contínuo e envolver toda organização, garantindo comprometimento e satisfação em relação à organização, às atividades realizadas e ao resultado entregue.

V. Os líderes devem ser orientados a acompanhar de perto seu time, devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que eventualmente surgirem e monitorando a equipe para evitar desajustes e conflitos.


Estão CORRETOS apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • II. O plano de carreira do servidor pode estar dissociado da gestão por competências, afinal a carreira pública apresenta características incompatíveis com a sua aplicação.

     

    III. É importante que cada indivíduo faça a sua atividade de acordo com seus padrões de desempenho pessoais, o que pode ou não atingir objetivos organizacionais estratégicos.

  • LETRA C 

    I. A gestão por competências no setor público apresenta características únicas, afinal a questão da estabilidade gera desafios adicionais relacionados ao plano de carreira dos servidores. CORRETO

    II. O plano de carreira do servidor pode estar dissociado da gestão por competências, afinal a carreira pública apresenta características incompatíveis com a sua aplicação. ERRADO, NÃO PODE ESTAR, VISTO QUE O SERVIDOR TEM PLANO DE CARREIRA, MESMO QUE SEJA NA MESMA CLASSE, MAS QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO SEUS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES.

    III. É importante que cada indivíduo faça a sua atividade de acordo com seus padrões de desempenho pessoais, o que pode ou não atingir objetivos organizacionais estratégicos.ERRADO. O PADRÃO DE DESEMPENHO QUE DEVE SER SGUIDO É O DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. 

    IV. O processo de gestão de pessoas no setor público deve ser contínuo e envolver toda organização, garantindo comprometimento e satisfação em relação à organização, às atividades realizadas e ao resultado entregue.CORRETO. HOJE CO A GESPÚBLICA O SETOR PÚBLICO BUSCA SE APROXIMAR CADA VEZ MAIS DA VISÃO PRIVADA. 

    V. Os líderes devem ser orientados a acompanhar de perto seu time, devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que eventualmente surgirem e monitorando a equipe para evitar desajustes e conflitos. CORRETO.

  • Conforme Ribeiro e Oliveira (2002), não existem flexibilidade na atual realidade do plano de carreira dos servidores, falta também objetividade e visão de futuro para motivar os funcionários. Problemas estes que não trazem melhorias as práticas da organização.

     

    Fonte: http://docplayer.com.br/18447716-Gestao-por-competencias-no-servico-publico.html