SóProvas


ID
2545735
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management - BPM é uma forma de visualizar as operações da organização, que ultrapassa a visão ortodoxa das estruturas funcionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o resultado (produto ou serviço) do processo, independentemente das áreas funcionais envolvidas. O conceito de negócio, na gestão de processos, refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades que entregam valor para alguém e produzem retorno às partes interessadas. Essa visão divide os processos em níveis.


Analise o contexto dos conceitos e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo.


_______________________: são rotinas que ocorrem dentro do processo ou sub-processo. São geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. No nível estratégico administrativo, essas rotinas devem ser descritas por POPs – Procedimentos Operacionais Padrão.

_______________________: é um conjunto de atividades sequenciais (conectadas), relacionadas e lógicas que tomam um input com um fornecedor, acrescentam valor a este e produzem um output para um cliente. O entendimento da estratégia da organização é feito, e ao final, é possível ter uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como esse processo ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos.

_______________________: é um processo que geralmente envolve mais que uma função na estrutura organizacional e a sua operação tem um impacto significativo no modo como a organização funciona. A partir da identificação dos processos estratégicos, tipos de recursos e da análise do mapa estratégico, é desenhada a cadeia de valor da organização. O resultado final dessa fase é uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como os processos ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos.

_______________________: é a parte que, inter-relacionada de forma lógica com outro sub-processo, realiza um objetivo específico em apoio ao processo e contribui para a missão deste.


Levando em consideração a estrutura hierárquica dos processos, analise os contextos do conceito, e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo:


I. Macro-processo.

II. Processo.

III. Tarefa.

IV. Atividade.

Alternativas
Comentários
  • Questão resolvida sem problema por eliminação. Vejamos: 

     

    ____: são rotinas que ocorrem dentro do processo ou sub-processo... 

    Ora, se ocorrem dentro do processo ou sub-processo não pode ser a I (macro-processo) e II (processo). Assim, eliminando as alternativas B, D e E. 

     

    ____: é um conjunto de atividades sequenciais...

    Ora, se é um conjunto de atividades não pode ser a IV (atividade). Assim, eliminando a alternativa C.

     

    Portanto, alternativa A. 

  • Organizei para facilitar a revisão

     

    Macro-processo: é um processo que geralmente envolve mais que uma função na estrutura organizacional e a sua operação tem um impacto significativo no modo como a organização funciona. A partir da identificação dos processos estratégicos, tipos de recursos e da análise do mapa estratégico, é desenhada a cadeia de valor da organização. O resultado final dessa fase é uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como os processos ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos.

     

    Processo: é um conjunto de atividades sequenciais (conectadas), relacionadas e lógicas que tomam um input com um fornecedor, acrescentam valor a este e produzem um output para um cliente. O entendimento da estratégia da organização é feito, e ao final, é possível ter uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como esse processo ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos.

     

    Tarefa: é a parte que, inter-relacionada de forma lógica com outro sub-processo, realiza um objetivo específico em apoio ao processo e contribui para a missão deste.

     

    Atividade: são rotinas que ocorrem dentro do processo ou sub-processo. São geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. No nível estratégico administrativo, essas rotinas devem ser descritas por POPs – Procedimentos Operacionais Padrão.

     

     

  • (Cespe – TJ/ES 2011) Uma atividade é composta por um conjunto de processos necessários para se atingir um objetivo organizacional bem definido, com entradas e saídas específicas para cada processo.

    Errada



  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a hierarquia dos processos. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla corretamente a sequência correta da união das duas colunas.

    O que é mesmo a hierarquia dos processos? Bem, trata-se da representação dos conceitos a seguir, segundo o seu nível hierárquico e de acordo com o seu grau de detalhamento e importância para a organização, sendo eles:

    • Macroprocessos: representa a visão macro, é o conjunto de processos que a organização considera como impactantes no cumprimento de seus objetivos estratégicos. Estão relacionados à missão (objetivo principal, razão de ser e existir) da organização.

    • Processos: trata-se de um conjunto de atividades correlacionadas, desenvolvidas com o objetivo de gerar resultados (claramente definidos) à organização, com início e fim determinados. Envolvem um sequenciamento lógico e, normalmente, são atividades de rotina (cotidianas), utilizadas para transformar entradas (insumos, ou “inputs”) em saídas (resultados, ou “outputs”), buscando o alcance de uma meta ou objetivo. De forma simplificada, o processo é a sequência de passos utilizados para a realização das rotinas da organização. Envolve a articulação de diversas ações que podem se desdobrar na execução de subprocessos, atividades e tarefas.

    • Subprocessos: correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

    • Atividades: são as ações realizadas em um processo ou subprocesso, desempenhadas por uma unidade organizacional específica. As atividades envolvem a descrição do que é feito para o alcance do objetivo do processo (resposta à pergunta: o que fazer?).

    • Tarefas: correspondem ao maior detalhamento das atividades, explicando de forma mais precisa como as atividades devem ser realizadas, ou a forma como costumam ser desenvolvidas. Trata-se da sequência de passos ou etapas desenvolvidas para a realização da atividade. Portanto, as tarefas correspondem ao menor nível documentado no mapeamento de processos (resposta à pergunta: como fazer?)

    Neste caso, podemos dizer que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    Escritório de Gestão de Processos do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP/Metodologia de Gestão por Processos