SóProvas


ID
2545936
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:


Foi a República Romana que primeiro uniu a grande propriedade agrícola com a escravidão em grupos no interior em maior escala. O advento da escravidão como um modo de produção organizado inaugurou – como na Grécia – a fase clássica que distinguia a civilização romana, o apogeu de seu poder e de sua cultura. Mas enquanto na Grécia isso havia coincidido com a estabilização da pequena agricultura e de um compacto corpo de cidadãos, em Roma foi sistematizado por uma aristocracia urbana a qual já gozava de um domínio social e econômico sobre a cidade. O resultado foi a nova instituição rural do latifundium escravo extensivo. A mão de obra para as enormes explorações que emergiam do século III a.C. em diante era abastecida pela espetacular série de campanhas que deu a Roma o poder sobre o mundo mediterrâneo.

(ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 58.)


Tendo como alvo a República Romana, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem estuda de forma mais generalizada, essa questão não é fácil ... Errei ela feliz

  • A) A promessa do ager publicus, imposta pela Lei Licínia-Sextia (367 a.C.), seria de que, com as conquistas expansionistas todos se beneficiariam (patrícios e plebeus). Entretanto, consolidou-se a economia latifundiária e escravista a favor dos patrícios (administradores), causando o aumento de preços internos e a pauperização (empobrecimento) dos plebeus.

    C) O problema nunca foi resolvido. Os irmãos Graco tiveram fins trágicos, em razão da militância agrária. Posteriormente, revoltas e lutas pela reforma agrária culminaram em ditaduras anuais, aumento de poder dos generais.

    D) Como dito antes, houve a pauperização. Nunca foi alcançada a reforma agrária

    E) Nem esporádica, nem ocasional. Roma conquistou e consolidou uma economia quase que puramente escravista e latifundiária.

    Restando...

    GABARITO B: Sim, enquanto havia revoltas populares e de escravos, os generais e determinados patrícios armavam estratégias para consolidar os Triunviratos.