SóProvas


ID
254629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às coberturas nos projetos de arquitetura, julgue os
itens a seguir.

Considere que, em uma cobertura em águas, o rincão seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, um captador de águas. Considere, ainda, que o espigão seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, ou seja, um divisor de água. Nessa situação, em um telhado quadrado de quatro águas, devem ser utilizados apenas espigões entre as águas.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos estão invertidos:
    -o espigão, seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, um captador de águas.
    -o rincão, seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, ou seja, um divisor de água.

  • Anna Carolina,
    na verdade discordo de você quanto aos conceitos. Acredito que eles estão corretos! Pesquisei até fora dos meus materiais para ver se havia algum erro, mas só achei exatamente como está no item.
     Ao meu ver, o erro está na afirmação "apenas espigões entre as águas", já que é possivel sim uma configuração desse telhado com rincões nas arestas!
  • As definições de rincão e espigão dadas no enunciado da questão estão certas. O que torna a questão errada foi o uso da palavra "apenas".

  • O que está errado é o "apenas" pois em um formato quadrado te telhado é possível a utilização do rincão se as águas estiverem direcionadas para o centro!! maldade pura...
  • Vai depender do formato do telhado que irá definir a necessidade de rincões ou espigões.