SóProvas


ID
2547046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

      Como período e como crise, a época atual mostra-se como coisa nova. Como período, as suas variáveis características instalam-se em toda parte e a tudo influenciam, direta ou indiretamente. Daí a denominação de globalização. Como crise, as mesmas variáveis construtoras do sistema estão continuamente chocando-se e exigindo novas definições e novos arranjos.


      Este período e esta crise são diferentes daqueles do passado, porque os dados motores e os respectivos suportes, que constituem fatores de mudança, não se instalam gradativamente como antes, tampouco são privilégio de alguns continentes e países, como outrora. Tais fatores dão-se concomitantemente e se realizam com muita força em toda parte.

Milton Santos. Uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.

Rio de Janeiro: Record, 2001.

Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir, que tratam de aspectos diversos das relações entre os países em um mundo globalizado.


Donald Trump foi eleito com uma plataforma que se afastava em diversos aspectos da de seu antecessor, Barack Obama, mas, no que se refere ao Acordo de Paris, o atual presidente dos Estados Unidos da América (EUA) está comprometido em manter a política adotada no governo anterior, já que se trata de tópico que afeta o planeta como um todo e envolve parcerias econômicas entre os EUA e os demais signatários do acordo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    "Trump sai do Acordo de Paris. Ruim para o planeta, pior para os EUA

    Após muitas ameaças, o presidente americano enfim cumpriu sua promessa e deu o primeiro passo para tirar os EUA do maior acordo internacional sobre clima da história."

     

    https://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/06/trump-sai-do-acordo-de-paris-ruim-para-o-planeta-pior-para-os-eua.html

  • 16/03/2019

    "O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou os novos protestos realizados pelo movimento dos "coletes amarelos" na França para criticar o Acordo de Paris contra a Mudança Climática, abandonado por ele no início do mandato.

    "Como a França está indo com o Acordo de Paris? Depois de 18 semanas de distúrbios por parte dos manifestantes dos 'coletes amarelos', acho que não estão bem. Enquanto isso, os Estados Unidos chegaram ao topo de todas as listas sobre o meio ambiente", disse Trump no Twitter, fazendo uma ligação entre os protestos e o pacto."

    Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2019/03/16/trump-sugere-que-coletes-amarelos-provam-fracasso-do-acordo-de-paris.htm?cmpid=copiaecola

  • Trump saiu do acordo de Paris por saber que tanto dinheiro que os EUA investiam e no final das contas nada de parar a poluição, mas cada vez mais se abrem indústrias.