SóProvas


ID
2547208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue o item a seguir relativo ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.


O alinhamento do Brasil aos países Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, que se deu com a garantia de apoio dos Estados Unidos da América a projetos de modernização do país, significou uma contradição — a incoerência entre apoiar países que combatiam o fascismo na Europa e manter um regime autoritário no Brasil — que contribuiu para o fim do Estado Novo.

Alternativas
Comentários
  • CERTISSIMO! VARGAS COMBATEU O MESMO QUE PRATICAVA! COLOCOU-SE AO LADO DOS EUA COM A PROMESSA DE EMPRESTIMOS PARA CONSTRUÇÃO DA USINA SIDERURGICA

    SER CAVEIRA 2018

  • Período da Segunda Guerra Mundial - setembro de 1939 a setembro de 1945

    Período da Era Vargas - de 1930 a 1945

    Países Aliados (Inglaterra, França, EUA, URSS) x Países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão)

    O Brasil também aderiu aos Aliados após ter navios naufragados no Atlântico Sul por submarinos alemães. Sendo que o Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para os combates em território europeu.

    "As semelhanças entre as ditaduras de Getúlio Vargas, Adolf Hitler e Benito Mussolini já foram apontadas por muitos historiadores. O próprio nome Estado Novo foi tirado de outra ditadura europeia da época, instituída por Salazar em Portugal, país que se manteve oficialmente neutro durante a Segunda Guerra."

    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---vargas-e-hitler-ditador-brasileiro-preferia-a-neutralidade.htm

  • VEM FARDA!

  • Vargas totalmente ditatorial, entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado da democracia e do liberalismo dos Aliados, contrários às ditaduras nazi-fascistas. Esta contradição foi percebida pela sociedade brasileira, que passou a exigir a REDEMOCRATIZAÇÃO do Brasil. Vargas " O Bipolar" também. kkkkkk

  • Vagas DITADOR lutou contra países DITADORES -> Eixo -> Itália, Japão e Alemanha, e apoiou os Aliados (democráticos) União Suviética, EUA, França etc. Grande contradição que implicou pedidos de REDEMOCRATIZAÇÃO. Tentou converter anistiando políticos, permitindo partidos políticos e acabando com a censura, mas foi tarde demais.

  • É ATÉ ENGRAÇADO OBSERVAR COMENTÁRIOS CLASSIFICANDO A URSS COMO DEMOCRÁTICA
  • Não entendi pq isso contribuiu para o fim do Estado novo

  • O alinhamento do Brasil aos países Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, que se deu com a garantia de apoio dos Estados Unidos da América a projetos de modernização do país, significou uma contradição — a incoerência entre apoiar países que combatiam o fascismo na Europa e manter um regime autoritário no Brasil — que contribuiu para o fim do Estado Novo.

    GABARITO - CERTO.

  • Bicho, o cara que mais deu golpe para ficar no governo foi Vargas, e agora ele quer defender a democracia?! Opa?! Hâ?!

    Depois da cagada que ele vez, ele se tocou que não tinha como voltar atrás, e começou de certo modo a democratizar o Brasil.

    -    Em 1945, Vargas antecipa a oposição e anuncia eleições presidenciais, libera os partidos políticos e a imprensa. Anistia os presos políticos.

    mas advinha, o peste era insistente,, em 1945 queria continuar no poder, muito por causa de um movimento chamado queremismo, mas advinha, o cara que da golpe, dessa vez levou, kkkkk. oposição civil e militar, chagaram na voadora e ele foi forçado a renunciar.

    THE end

    kkkkkkk, que naada.

    1950 o bicho, volta. kkkkk

  • que questão linda kkkkk

  • Creio que Vargas foi forçado a se aliar com os ALIADOS, pois tivemos um navio brasileiro afundado em águas nacionais pelos alemães.

  • Ele estava do lado do pais que tinha democracia, mas ele era contra e acabou metendo os pés pelas mãos, ainda tentou dá o jeito dele, mas não deu.

  • VEM PMBA 2022 SD BARBOSA !