-
Muitas províncias não apoiram, por exemplo, o estado do maranhão que se manteve fiel a coroa portuguesa.
-
Além de algumas províncias não apoiarem como as províncias cisplatinas, da Bahía, do Piauí, do Maranhão e do Grã-pará.
Primeiro motivo:que os governos dessas províncias respondiam diretamente a metrópole e não ao governo do príncipe regente como as demais esse fato elas tinha mais privilégios que as demais províncias por isso a concentração de tropas portuguesasera muito grande, ostros países só reconheceram a independência do Brasil, anos posteriores, e não imediatamente.
-
No BR todo o período que tange de 1534 até 1889 tem dedo de revolucionários, principalmente por parte da burguesia que ascendia gradativamente nesse período, tomando espaço da Elite- Senhores de engenhos, na atividade comercial e política no Brasil.
Cita-se como centro revolucionário a Cap. de PE e adjacentes, exceto a parte sul dessa capitania; e os mineiros com sua inconfidência e más vistas ao domínio imperial. Nesse período nada teve participação popular e tudo tinha oposição, seja conservadora ou liberal(moderadas ou ainda revolucionárias).
!ATENÇÃO: Influências no br;
.(SEC. XVII ATÉ XIX ) REV. FRANCESA E IDEP. DOS EUA
.(SEC. XIX PRA FRENTE) ILUMINISMO
-
-
LEMBRE-SE: PORTUGAL NÃO ACEITOU A SITUAÇÃO DE BOA E O ESTADO DO GRÃO PARÁ TB NÃO
-
NEM TODAS AS PROVINCIAS ACEITARAM A INDEPENDENCIA , Pois algumas províncias ainda mantinham fortes laços com o governo português, principalmente econômicos, e uma independência prejudicaria a elite local.
PMAL 2021
-
REPUBLICANA
-
Brasil precisou de um tempo para criar laços diplomaticos após a independência
-
errado
-
Só lembrar de Pernambuco que nunca aceitou os portugueses no Brasil.
-
Houve conflitos após a declaração de independência, na Bahia, no Pará, no Maranhão e na Cisplatina.
-
A Bahia foi o primeiro estado a xiar, Pa, PE, MA...
-
O Brasil nunca se configurou como um país coeso quanto as mudanças que lhe ocorriam. Tanto é que vários estados (exemplo: pernambuco) tentavam se separar do todo e virar um país. Enquanto uns eram fieis a coroa, outros defendiam fortemente ideias republicanos. Desse modo, pode-se concluir que um evento como a independência do Brasil, não iria ser concebido por todos da mesma maneira.