SóProvas


ID
2547217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue o item a seguir relativo ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.


A mesma configuração de poder que se observava no período imperial entre as elites brasileiras foi evidenciada na união dos grupos políticos em torno de um mesmo projeto para a nação na Assembleia Constituinte de 1823.

Alternativas
Comentários
  • Assembléia Constituinte que acaba
    entrando em atrito com D. Pedro devido a forma de condução do país

    (ERRADA)

  • A mesma configuração de poder que se observava no período imperial entre as elites brasileiras foi evidenciada na união dos grupos políticos em torno de um mesmo projeto para a nação na Assembleia Constituinte de 1823. ( FALSO )

     

    A divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário constou no projeto da constituição, que determinou o predomínio do poder legislativo sobre o executivo. Isso contrariou profundamente as pretensões absolutistas e centralizadoras de D. Pedro I. O próprio prestígio de José Bonifácio foi de encontro aos interesses pessoais de D. Pedro I.

     

    Baseado nesse choque de interesses, o monarca demitiu o ministro e deu um golpe no dia 12 de novembro de 1823, apoiado pelos militares, dissociando a Assembleia Constituinte. Esse acontecimento ficou conhecido na história do Brasil como a Noite da Agonia. Dessa forma, podemos observar que a primeira constituição brasileira não nasceu de uma Assembleia Constituinte e sim dos interesses pessoais de um rei.

     

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-assembleia-constituinte-1823.htm

  • FALSA

    Em 1823 houve a criação da Constituição da mandioca, Outorgada pelo próprio Imperador, D. Pedro I, após divergências ideológicas com a elite brasileira e posterior ataque que patira de sua não aceitação ao 1º projeto de constituinte em 1822, ataque conhecido como "noite da agonia".

  • A assembleia entrou em conflito com o imperador, pois, tinha como objetivo limitar seu poder

  • NÃO foi em torno de um mesmo projeto.

    Após ficar claro as reais intenções da Assembleia Constituinte, D Pedro I se revoltou, pois se sentiu contrariado com o projeto da Assembleia, e resolveu acabar com a Assembleia e outorgou a 1ª Constituição brasileira com as "suas ideias"

  • D. PEDRO I------------------------------------------------ TINHA O PODER MODERADOR( QUE ESTAVA ACIMA DOS DEMAIS)

    PARLAMENTARES( DEPUTADOS, SENADORES)--------------------------- NAO TINHA MUITA LIBERDADE, POIS O QUE ELES APROVASSEM E NAO FOSSE DO INTERESSE DE DOM PEDRO, ESTE USAVA SEU PODER E RETIRAVA O QUE HAVIA SIDO APOIADO

    EX: CONSTITUIÇAO DA MANDIOCA(1823)-------------- REDUZIA O PODER DE DOM PEDRO, ELE NAO CONCORDOU E OUTORGOU A CF 1824

    PORTANTO, NAO SE PODE AFIRMAR QUE OS PODERES ERAM IGUAIS