SóProvas


ID
2547244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a aspectos geográficos do estado de Alagoas. 


O desenvolvimento do estado de Alagoas nos primeiros anos do século XXI se insere no contexto de expansão econômica da região Nordeste, fundamentado em investimentos na infraestrutura, na implantação de novos polos industriais e agrícolas, no estímulo ao turismo e na reestruturação do setor sucroalcooleiro.

Alternativas
Comentários
  • CERTISSÍMO

    Setor primário

    Entre os principais produtos agrícolas cultivados no Estado, encontram-se o abacaxi, o coco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o algodão,o arroz e o milho. O estado Alagoas é o maior produtor de cana-de-açúcar do nordeste e um dos maiores produtores de açúcar do mundo, A Rússia é seu maior comprador, 75% do açúcar consumido na Rússia é alagoano.

    Na pecuária, destacam-se as criações de aves, equinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.

    Existem, também, no estado, reservas minerais de sal-gema. Alagoas é o maior produtor de gás natural do Brasil ALGÁS, além do petróleo já mencionado.

    Setor secundáriO

    A atividade industrial tem, como subsetores predominantes, o químico, a produção de açúcar e álcool, de cimento, e o processamento de alimentos. Ultimamente tem crescido bastante a instalação de novas indústrias em Alagoas (em apenas 1 ano chegaram 12).

    Atualmente, as empresas que se instalam em Alagoas estão em um franco desenvolvimento, caracterizando um estado sólido para investimento na região Nordeste. Em Alagoas é possível observar um aumento da diversividade industrial, embarcações, PVC, etanol de segunda geração, alimentícia, Borracha, plástico e entre outros são responsáveis pelo crescimento industrial alagoano.

    A participação da indústria da cultura canavieira na economia do estado atinge 45 por cento. As outras atividades que possuem contribuição significativa são o turismo, com 23%, a indústria alimentícia, com 20% e a de química e mineração, com 12%.

    Setor terciário

    Nos últimos anos, Alagoas se destaca por ser um dos estados mais procurados no Brasil pelos turistas, inclusive estrangeiros vindos sobretudo da Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina. O turismo tem crescido nas praias do estado com a chegada de brasileiros e também de estrangeiros, graças a melhorias no aeroporto de Maceió e na infraestrutura hoteleira. O litoral norte, especialmente Maragogi e Japaratinga tem recebido nos últimos anos grandes empreendimentos de resorts. Segundo a maior companhia de viagens da América Latina CVC, Maceió é a terceira capital mais procurada do Brasil

     

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alagoas#Economia

     

  • PARABENS PELO RESUMO MARCOS, FOI ÓTIMO.

  • Uma correção para conhecimento do colega Marcos Thadeu. Alagoas não é o maior produtor de gás do Brasil. Essa posição pertence ao Rio de Janeiro que continua sendo o maior produtor de petróleo e gás natural do País, com 2,041 milhões de b/d, seguido de São Paulo, com 306,9 mil b/d. Já a bacia de Santos lidera a produção com 17 campos produtores e produção de 1,5 milhão de b/d, contra 1,064 milhão de b/d da bacia de Campos, obtida em 33 campos.

     

    Entretanto, Alagoas tem duas bases terrestres da Petrobrás: Uma em Pilar e outra em São Miguel dos Campos, além de uma estação de medição em Miaí de Baixo, Coruripe. Os poços terrestres de Petróleo de Alagoas produzem óleo e gás induzido, ou seja, possuem pressão o suficiente para dispensar cavalos mecânicos ou bombeio mecânico. O único poço marítimo de Alagoas fica localizado justamente em Miaí de baixo a mais ou menos umas 12.400 milhas.

    Além disso, a Algás, que é uma distribuidora alagoana de gás natural e uma empresa de economia mista com sede em Maceió, é detentora da concessão pública de distribuição de gás que por sinal compra esse produto da Petrobrás em Alagoas. Então, para que isso não gere dúvidas em alguma questão de prova mais pra frente, Alagoas não é o maior produtor de gás natural nem de óleo do Brasil, a produção de um mês que produzimos aqui não chega nem perto da produção de apenas um poço no campo de Búzios na Bacia de Santos.

     

    O objetivo final foi apenas esclarecer e não menosprezar o conhecimento de ninguém, somos uma comunidade de concurseiros.

  • Certa a questão, Porém tem que ter muito cuidado com essa palavra reestruturação da usinas, isso pode levar ao entendimento de que as usinas se reestruturaram e estão indo de vento em popa. Na verdade a reestruturação das usinas se deram por conta das dificuldades apresentadas na competitividade e endividamento. Devido a isso muitas usinas fecharam e as que conseguiram ficar de pé resultou em um aumento de poder industrial nas mão de poucos usineiros.

    http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/3253/1/As%20mudan%C3%A7as%20do%20setor%20sucroenerg%C3%A9tico%20da%20Alagoas%20sob%20a%20perspectiva%20dos%20motores%20de%20transforma%C3%A7%C3%A3o.pdf

  • Conhecimentos específicos sobre partes do Brasil precisam ser vistos a partir de fontes próprias como o noticiário local e os sítios eletrônicos de governos estaduais e prefeituras além de serem inseridos no que já sabemos sobre os mesmos aspectos em escala nacional.
    Análise do item:

    A primeira década do século XXI foi de fato um período de crescimento tanto para a Região Nordeste como para o estado de Alagoas, que foi causado por um conjunto de políticas públicas, majoritariamente federais, que visavam o crescimento regional e a equiparação dos níveis de desenvolvimento humano locais aos existentes em outras áreas do país.  
    Gabarito do professor: CERTO 


  • Só lembrar da era lula, no inicio até que foi bom, mas com o passar do tempo afundou o país.