-
Equipes eficazes:
É definida por três critérios:
A) resultado produtivo;
B) satisfação pessoal; e
C) comprometimento.
O elemento fundamental desse tipo de equipe é o compromisso (real) com um objetivo comum.
Fonte: Livro - Gestão de Pessoas - Cristiana Duran
Gabarito: A
-
a cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que auxilia a criação do funcionamento eficaz da organização. Assim, o conjunto de ações informais dos trabalhadores que beneficiam a organização representam os comportamentos de cidadania organizacional.
Empresas bem sucedidas exigem que seus funcionários façam mais do que seus deveres usuais e apresentem desempenho que exceda as expectativas. No ambiente organizacional dinâmico de hoje, os funcionários precisam adotar um comportamento correspondente ao de um “bom cidadão”, como oferecer-se voluntariamente para realizar tarefas, auxiliar as equipes, evitar conflitos, revelar respeito pelas regulamentações, políticas e cultura da empresa e criar sugestões para melhorias dentro da empresa.
Altruísmo: é uma importante forma de comportamento de cidadania organizacional, que, geralmente, é considerado por qualquer indivíduo que trabalha na organização. Consiste no fornecimento de ajuda voluntária aos outros e a prevenção de conflitos e problemas de carreira.
Desportivismo: dimensão que inclui a tolerância de problemas de trabalho, não atribuir culpas à organização ou a outros e não trabalhar para os outros por bajulação.
Virtude Cívica: caracterizada por comportamentos voluntários por parte dos funcionários que demonstram sua cooperação responsável, a participação e a verdadeira preocupação com a vida da organização. É o compromisso total com a organização, percebido em "presença em todas as reuniões", "expressão de opiniões pessoais sobre as estratégias adaptadas pela organização", "monitoramento ambientais oportunidades e ameaças", por exemplo.
Consciência: comportamentos voluntários por parte dos funcionários que excedem exigências de trabalho quanto à aspectos de presença, obediência, regras e regulamentos.
Lealdade: está relacionada à identidade e obediência ao gerente, bem como a ação de ir além dos interesses do grupo dos indivíduos, que incluem "seriedade em publicidade para a organização", "apoiar a organização contra os outros" e "permanecendo comprometida sob nenhuma circunstância"
Obediência: comportamentos de cidadania organizacional já que nem todo empregado obedece totalmente as regras organizacionais. Partindo deste fundamento, o empregado que segue a regulamentação da empresa, mesmo quando ninguém está observando, é considerado um bom cidadão
Autodesenvolvimento: Envolve atividades voluntárias por parte dos funcionários para aperfeiçoar habilidades e conhecimentos de trabalho, além da exigir o acompanhamento das últimas tendências na carreira praticada. Esta dimensão relaciona-se diretamente com os esforços individuais dos membros para melhorar a produtividade
-
GAB A
Em cada assertiva errada houve uma ou duas palavra FORA dos requesitos de EQUIPE e isto por eliminação só nos deixou obviamnete a primeira.
b- ansenteismo e individualismo NÃO PODE
C- competitividade ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE ? não pode...
D- Ineficiências
E- autonomia individual ? NÃO É CARACTERÍSTICA DE EQUIPE
-
Qual o problema da Letra C? Competitividade, por si só, não é um problema.
A letra A diz ainda sobre "menor rotatividade"; que eu me lembre, rotação de funções é aspecto positivo em equipes. Quem puder explicar..
Muito obrigado
-
Onde a questão diz "rotatividade", ela se refere a rotatividade de funcionários, que é um fator negativo para a organização.
-
Danilo, o enunciado está falando de equipes e não de grupos.
-
A questão pede dentre as alternativas, a que possui as melhores características para equipes eficazes. Vamos analisar cada uma.
Alternativa A. Certo. Todas são características importantes para uma equipe. Vale ressaltar as duas últimas: rotatividade e cidadania organizacional.
Menor rotatividade significa menor entrada e saída de colaboradores da organização (turnover). Índices muitos altos de turnover representam custos altos para empresa com recrutamento, seleção e desligamento de funcionários. Além disso, a saída de empregados represada desperdício dos valores investidos no treinamento e desenvolvimento desses empregados.
Cidadania organizacional é termo utilizado para designar bons comportamentos frente à organização, tais como: evitar conflitos, oferecer-se para realizar tarefas, auxiliar as equipes, ter respeitos pelas regulamentações, etc.
Alternativa B. Errado. Absenteísmo significa ausência do trabalho. Em equipes eficazes, o absenteísmo é baixo. O Individualismo diminui a sinergia nas equipes de trabalho e não é uma característica de uma equipe eficaz.
Alternativa C. Errado. A competição entre membros (fase 2 da formação de grupos, confronto), em geral, é bastante prejudicial para a produtividade das equipes. É verdade que em determinadas circunstâncias específicas ela pode ser útil, entretanto, a maior parte das equipes performa melhor na fase IV de formação de grupos (fase denominada de Desempenho). Situação distinta ocorre com a competição entre equipes. A competição entre equipes, por outro lado, aumenta a coesão do grupo e o que tende a melhorar a produtividade.
Alternativa D. Errado. Ineficiência significa perda de produtividade, logo não é uma características de uma equipe eficaz.
Alternativa E. Errado. Autonomia individual não é característica de equipe. Em equipes, existe uma interdependência entre os papéis exercidos pelos membros de modo que os resultados de um membro dependem do outro. Além disso, as escolhas são realizadas de maneira congruente e coerente aquilo que toda a equipe almeja. Escolhas independentes (cada um puxando para um lado) retiram a eficácia da equipe.
Gabarito: B
-
Fiquei entre a A e a C e marquei a C. Porém agora vejo onde errei: "maior competitividade ENTRE seus membros". Não é desejável que haja competição entre eles mesmos. Vivendo e aprendendo.
GABARITO: A