SóProvas


ID
2549239
Banca
AOCP
Órgão
DESENBAHIA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As decisões de departamentalização, normalmente, resultam em estruturas organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta algumas das vantagens da estrutura organizacional do tipo funcional.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens: 

     

    a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

    b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

    d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras. 

    f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.

    g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização

     

     

    A departamentalização funcional apresenta algumas desvantagens:

     

    a. Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.

    b. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    c. Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe e nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.

    d. Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.

  • GABARITO D

    Estrutura Funcional- foge à rigidez, possui uma descentralização maior, é bastante flexível, favorece melhor divisão, ideal fábricas e indústrias, comunicação e coordenação intradepartamental é boa, visão e responsabilidade parcial, comunicação e coordenação interdepartamental é péssima.

    Vantagens- favorece cooperação e trabalho em equipe, além de aumentar controle indireto, haverá várias chefias em uma mesma filial, agrupa especialista sob chefia única, princípio da especialização ocupacional, concentra competência atividade específica, indicada ambientes estáveis ou tarefas rotineiras, poucas linhas de produto, reflete autoorientação e introversão administrativa, simplifica o treinamento, permite economia de escala

    Desvantagens- reduz cooperação interdepartamental; inadequada quando tecnologia necessita ser mutável e evolutiva; dificulta adaptação às mudanças externas; detrimento objetivo global em prol dos esforços de especialistas, foco na especialidade

    Fonte: Giovanna Carranza

     

  • economia de escala = funcional

  • Alguém saberia o motivo pelo qual a alternativa "E" está errada?

    Grato desde já.

  • Felipe Gusmão. 

    A estrutura funcional ela não toma decisão em equipe, quem decide é o gerente, a comunicação é centralizada.

  • Resposta simples:

    Estrutura Organizacional Funcional é proposta por Henry Fayol.

    Principais características:

    *Ênfase nas tarefas;

    *Não é flexível;

    *Foco em resoluções de problemas técnicos;

    LETRA D.

  • pontos de responsabilidade bem definidos.. CONFUNDIU

  • Também gostaria de saber por que a E está incorreta

  • Penso que a letra E está incorreta porque a primeira parte (Melhoria na tomada de decisão em equipe) realmente se refere a uma vantagem da departamentalização funcional, enquanto a segunda parte (pontos de responsabilidade bem definidos para entrega de produtos ou serviços) está relacionada a uma vantagem da departamentalização por produtos/serviços/programa. .

  • Essa comentário da Psique Concurseira, com a fonte Giovana Carranza. não faz sentido algum.

    Foge à rigidez? Possui maior descentralização? Mais flexibilidade? Não mesmo!

    Isso tá muito mais pra matricial do que pra funcional.

    O que eu realmente gostaria de entender é como a estrutura funcional favorece a economia de escala. Alguém com algum exemplo em que isso fique mais claro?

  • Luciana de Lima Gomes, a E está errada porque fala em "melhoria da tomada de decisão por equipe", quando sabemos que a estrutura funcional é mais vertical e centraliza mais a tomada de decisões.

  • A estrutura funcional favorece a economia de escala pois são utilizados especialistas, então a chance de erros e retrabalho é muito pequena, além de um serviço de excelência. O custo da equipe é elevado (especialistas custam caro $), porém o retorno advindo deles compensa todo o investimento, trazendo uma economia de escala.

  • eu havia marcado E :(

  • Esse tipo de questão confunde muito na hora de estudar, pois ela fala em estrutura e departamentalização e no final trata estrutura igualmente à departamentalização.

    Estrutura Funcional e Departamentalização Funcional na Doutrina NÃO SÃO A MESMA COISA.

    Mas, questões como esta podem tratar como equivalentes.

    O comentário da Psique Concurseira está correto, pois esta se referindo a Estrutura Funcional,a qual não existe unidade de comando, já a Departamentalização Funcional, existe Unidade de comando.