-
A - O verbo haverá não variou porque está atuando como impessoal.
B- Desta vez, ele figurou como auxiliar, sendo auxiliar deverá concordar com o sujeito.
C - O verbo fazer muitas vezes fica invarável quando indica tempo decorrido sem sujeito aparente, veja que isso não ocorreu, há um sujeito que pratica a ação de fazer. Por isso houve erro de concordância.
D - Importante ressaltar que nesta alternativa poderia haver outra concordância já que se trata de um sujeito composto posposto ao verbo.
Cresce no Brasil a venda e o comércio....
E-O verbo erguer está sendo usado como transitivo direto, logo o "SE" é pronome apassivador, o verbo deverá concordar com o sujeito.
-
Comentário objetivo:
c) Expectativas em relação ao aumento da inflação faz FAZEM bolsas caírem ao menor nível este ano.
-
Bem analisadas as questões. Regra básica que o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito: c) Expectativas fazem. Agora, vale apenas reafirmar o caso da letra d) no caso de sujeito de números diversos (singular e plural) precedendo o verbo, este vai para o plural. Se estes sujeitos estiverem depois dele, o verbo poderá ficar no singular se o sujeito mais próximo estiver no singular. É uma espécia de concordância por atração.
-
Explicação da Letra D
1) Quando o sujeito é composto e anteposto ao verbo, a concordância se faz no plural:
Exemplos:
Pai e filho conversavam longamen
Sujeito Pais e filhos devem conversar com frequência.
Sujeito
3) No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.
Por Exemplo:
Faltaram coragem e competência.
Faltou coragem e competência.
Fonte: internet
-
Letra ''c'' : Expectativas ... fazem
Sujeito verbo
-
a) Economistas afirmam que em 2011 haverá ainda mais oportunidades de emprego na indústria e no comércio do que em 2010. Haver no sentido de existir é impessoal, ou seja, fica na terceira pessoa do singular. b) “Os que insistem na minha culpa haverão de se arrepender pela injustiça cometida”, declara o secretário exonerado. Haver no sentido de ter, verbo nao impessoal e concorda normalmente com o sujeito. c) Expectativas em relação ao aumento da inflação faz bolsas caírem ao menor nível este ano. Sujeito: "expectativas". sujeito está no plural, verbo faz deveria estar também no plural. frase correta: "Expectativas em relação ao aumento da inflação fazem bolsas caírem ao menor nível este ano." d) Crescem no Brasil a venda e o comércio de produtos importados ilegalmente. Sujeito composto: "a venda e o comercio", verbo crescem no plural. CORRETO. e) “Ergueram-se mais edifícios nos últimos dois anos do que nos cinco anos anteriores”, constata estudo sobre o mercado imobiliário Sujeito: "mais edifícios", verbo "Ergueram-se". CORRETO
-
Gente, isto nao foi alvo de nenhuma discussão aqui. Talvez essa dúvida não tenha surgido em ninguém, apenas em mim rs. Quem puder saná-la, agradeço desde já.
Na letra b , vejo que o sujeito é oracional> quem há de se arrepender? > os que insistem na minha culpa.
Nao consigo ver pq a B também não estaria errada.
-
LORENA TEIXEIRA , acredito que seja isso que vc deve perceber.
(Os que insistem) Aqueles que insistem na minha culpa haverão de se arrepender pela injustiça cometida.
(os que insistem/ Aqueles = haverão) (arrepender = injustiça cometida)
-
-
Expectativas em relação ao aumento da inflação fizeram as bolsas caírem ao menor nível este ano.
GAB- C
-
✅ Gabarito: C
Expectativas em relação ao aumento da inflação faz bolsas caírem ao menor nível este ano → INCORRETO.
→ O verbo "fazer" está sendo usado como pessoal. A concordância deve ser feita no plural com o núcleo do sujeito simples= expectativas. O correto é: Expectativas em relação ao aumento da inflação fazem [...].
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!