-
Realmente as áreas de Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento do Tempo, Gerenciamento dos Custos e Gerenciamento dos Riscos possuem processos exclusivamente nos grupos de processos de Planejamento e Monitoramento e Controle.
Porém, acho que a letra D também pode ser considerada correta, pois, de acordo com o Guia PMBOK, ativos de processos organizacionais e fatores ambientais da empresa devem ser considerados para todos os processos, mesmo que não estejam explicitamente listado como entrada. Veja:
(...) o gerente de projetos deve levar em consideração os ativos de processos organizacionais e os fatores ambientais da empresa. Eles devem ser considerados para todos os processos, mesmo que não estejam explicitamente listados como entradas na especificação do processo. (...) (Guia PMBOK 5ª ED, pág 47)
Alguém concorda?
Gab B
-
Lucas,
As entradas do processo Validar o Escopo não incluem Plano de gerenciamento do escopo, incluem Plano de gerenciamento do projeto. - Página 134 do guia. Isso é o que invalida a letra (d).
O plano de gerenciamento do projeto é o documento que descreve como o projeto será executado, monitorado e controlado. Ele integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares e linhas de base dos processos de planejamento. O Plano de gerenciamento do escopo é um dos documentos que faz parte do Plano de gerenciamento do projeto, as páginas 76 e 77 tem a lista de planos que integram os Plano de gerenciamento do projeto.
De qualquer forma, cobrar entradas, ferramentas e técnicas e saídas de processos do pmbok é algo que só serve para desempatar os primeiros colocados, porque a única forma de memorizar isso é ter memória fotográfica.
-
É verdade, Cleiton Bittencourt!!!
Passei totalmente despercebido, muito obrigado por alertar. Cobrar entradas, ferramentas e técnicas e saídas de processos realmente é complicado, a FCC que ama isso...
-
Uma excelente questão para quem irá trabalhar com PMBOK no dia a dia, senão, é só mais uma questão derruba-candidato.
:]
-
2017
Em uma situação hipotética, um Analista do TRE-SP está encarregado de checar as entradas do processo “Verificar o Escopo” de um projeto que utiliza o PMBOK 5ª Edição. Dentre as entradas, ele deverá checar
a) a estrutura analítica do projeto, que é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto.
b) o registro das partes interessadas, que é usado para identificar as partes que podem fornecer informações sobre os requisitos.
c) o termo de abertura do projeto, que é usado para fornecer o contexto do projeto necessário para planejar os processos de gerenciamento do escopo.
d) a matriz de rastreabilidade dos requisitos, que liga os requisitos às sua origens e os acompanha ao longo do ciclo de vida do projeto.
e) os ativos de processos organizacionais, que incluem políticas, procedimentos e normas relacionadas ao escopo.
-
a) E. Temos um processo chamado 'Identificar as partes interessadas' na área de conhecimento
'Gerenciamento das partes interessadas' que também faz parte do grupo de processos de iniciação.
b) C. Cobrança excessiva, mas vamos que vamos.
c) E. A única área de conhecimento que possui processos em todas os grupos é integração.
d) E. O processo 'criar a EAP' possui essas entradas. As entradas do processo 'validar o escopo' são:
1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Documentação dos requisitos
3. Matriz de rastreabilidade dos requisitos
4. Entregas verificadas
5. Dados de desempenho do trabalho
e) E. O processo, por exemplo, Gerenciar as comunicações não tem como ferramenta as reuniões.
-
Agregando ao conhecimento ...
Para a 6ª edição do PMBOK, essa questão estaria incorreta. Na área de conhecimento Riscos, foi inserido um novo processo: 11.6 Implementar respostas aos riscos, que faz parte do grupo de execução.
.
At.te
Foco na missão ❢
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os grupos de processos do gerenciamento de projetos. Neste caso, marquemos a alternativa correta.
A - incorreta. No grupo de processos Iniciação, a única Área de Conhecimento que efetivamente possui processos a serem executados é a área de Gerenciamento da Integração com o processo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.
- Existe também a área de gerenciamento das partes interessadas no projeto, com o gerenciamento e o engajamento das partes interessadas no grupo dos processos de execução.
B - correta. As Áreas de Conhecimento que possuem processos exclusivamente no Planejamento e no Monitoramento e Controle são: Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento do Tempo, Gerenciamento dos Custos e Gerenciamento dos Riscos.
C - incorreta. Assim como a Área de Conhecimento de Gerenciamento da Integração, a Área Gerenciamento de Aquisições possui processos em todos os Grupos de Processos, permeando desde a Iniciação até o Encerramento.
- A área de Gerenciamento da integração do projeto é única que tem processos em todos os grupos.
D - incorreta. O Processo Validar o Escopo da Área de Conhecimento Gerenciamento do Escopo possui, dentre outras, as seguintes entradas: Plano de gerenciamento do escopo, Documentação dos requisitos, Ativos de processos organizacionais e Fatores ambientais da empresa.
- As atividades descritas são as que marcam a criação da Estrutura Analítica de Projetos (EAP.
E - incorreta. As Ferramentas e Técnicas comuns e que são utilizadas em todos os Processos da Área de Conhecimento Gerenciamento das Comunicações são: Modelos de comunicações e Reuniões.
- O erro está em dizer que são usadas em todos os processos.
Concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição.