SóProvas


ID
2552116
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Visando levar a distribuição de seus filmes a um nível global, a produtora Filminhos S.A. decide comprar uma rede de salas de cinema, a Global Movies S.A., com presença internacional.


Ao concretizar essa compra, Filminhos S.A. estará realizando uma ação de integração

Alternativas
Comentários
  • A integração vertical se dissolve em dois conceitos, o de integração para trás e integração para frente. Bom, basicamente, a Integração para trás – que ocorre quando uma empresa adquire algum de seus fornecedores e com isso, ela aumenta o seu poder de compra, enquanto reduz o número de seus fornecedores.  Já na integração para frente – A empresa adquire quem distribui ou vende seus produtos ao consumidor final, com isso, ela obtém a vantagem de controlar e assegurar a qualidade do canal de venda.

    http://www.superadm.com.br/afinal-o-que-e-integracao-para-tras-e-integracao-para-frente/

     

    a INTEGRAÇÃO VERTICAL significa a mesma empresa (ou grupo empresarial) assumir vários “estágios sucessivos do processo total de produção”. Já na integração horizontal uma empresa (ou grupo empresarial) adquire outra(s) empresa(s) que produz(em) o mesmo tipo de produto, ou seja, compra empresas concorrentes, que estão no mesmo estágio de produção. Comparando: na verticalização tratamos de etapas produtivas distintas, que são integradas, aí podendo ser para a frente ou para trás, já na horizontalização a etapa é a mesma. É uma estratégia de crescimento na medida em que a empresa que comprou a concorrente tem, agora, um tamanho maior do mercado.

    http://economistaivangargur.blogspot.com.br/2011/11/integracao-horizontal.html

  • Integração vertical para frente

  • INTEGRAÇÃO VERTICAL X INTEGRAÇÃO HORIZONTAL - Estratégias de Mercado

    A integração vertical pode ser classificada de duas formas:

    1. A Montante: quando a companhia decide expandir sua cadeia de valor para trás (também conhecida como nascente), por meio da incorporação com fornecedores. Podemos citar como exemplo uma loja de roupas que detém parte de uma indústria de confecção. 

    2. A Jusante: ocorre quando a organização projeta suas operações à frente da cadeia produtiva (denominada também de poente), apropriando-se dos processos de pós-produção. Por exemplo: uma fabricante de eletrônicos que realiza a compra de uma rede de produtos de tecnologia. 

    Benefícios da Integração Vertical:

    • Redução de custos;

    • Maximização de resultados;

    • Melhora a eficiência;

     ;  

     Aumentar a gama de produtos e/ou serviços;

     Reduz incertezas no mercado;

     Melhora na ;

     Aumento do poder de negociação com fornecedores;

     ;

     Vantagens associadas a economia de escala

    .

    Integração Horizontal – Essa estratégia é baseada na aquisição de empresas do mesmo nível da cadeia produtiva (concorrentes diretos), com o propósito de expandir suas operações e ampliar a capacidade produtiva.

    Ao apostar no crescimento horizontal, a empresa tem autonomia para trabalhar com maior diversidade de produtos, podendo vendê-los a um mercado amplo ou, até mesmo, monopolizá-lo.

    Podemos citar como principais vantagens:

     Utilização do capital intelectual dos concorrentes;

     Reforço do posicionamento de mercado;

     Ampliação da cadeia produtiva;

     Redução da competitividade;

     Aquisição de empresas com as mesmas competências;

     Facilidade de acesso a economias de escala e de escopo;

     Poder de dominação do mercado. 

    FONTE: