-
GABARITO C
c) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.
--> O sujeito da forma verbal "EXISTEM" é cirurgias e aplicação de botox.
--> O sujeito do forma verbal "ESCODAM" é o pronome relativo "que" o qual retoma o termo cirurgias e aplicação de botox.
--> O sujeito da forma verbal "EMPREGAM" é o termo gírias ultrapassadas.
-
Caso "cirurgias' estivesse no singular o verbo existir faria a a conacordância atrativa, podendo ficar no singular concordando com cirurgia ou ficar no plural concordando com o conjunto ( cirurgia e aplicação de botox)
-
LEMBRANDO QUE COM SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO AO VERBO PODE OCORRER CONCORDÂNCIA ATRATIVA CONCORTANDANDO O VERBO COM O NÚCLEO DO SUJEITO MAIS PRÓXIMO.
-
No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.
Por Exemplo:
Faltaram coragem e competência.
Faltou coragem e competência.
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php
Essa possibilidade fica prejudicada na questão pois "CIRURGIAS" é plural, bem como a totalidade do sujeito "CIRURGIAS E APLICAÇÃO DE BOTOX", ou seja, somente o plural é possível.
-
a) Para o autor, não existeM cirurgias e aplicação de botox que escondaM a idade quando se empregaM gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA)
b) Para o autor, não existeM cirurgias e aplicação de botox que escondaM a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA)
c) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação. (GABARITO)
d) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondaM a idade quando se empregaM gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA)
e) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregaM gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA)
-
"Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação."
Sujeito posposto ao verbo - concordar no plural ou substantivo mais próximo.
Que escondam - "Que" Pronome relativo ( São palavras que representam substantivos já referidos, com os quais estão relacionadas)
Cirurgias e aplicação de botox que escondam.
empregam gírias - O sujeito simples, com ele concordará o verbo em número e pessoa
Sujeito - girias verbo - empregam
"Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão."
Provérbios 20:13
-
GABARITO: C
A) Para o autor, não existe(+M )) cirurgias e aplicação de botox que esconda(+M) a idade quando se emprega gírias ultrapassadas na comunicação.
B) Para o autor, não existe cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.
C) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.
D) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que esconda(+m) a idade quando se emprega gírias ultrapassadas na comunicação.
E) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se emprega gírias ultrapassadas na comunicação.
-
Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox (EXISTEM deve concordar com o sujeito que no caso é posposto e composto: cirurgias e aplicação de botox) que escondam a idade (QUE = pronome relativo as quais = cirurgias e aplicação de botox forçando o verbo a flexionar no plural) quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação (se empregam = verbo transitivo direto +se = particula apassivadora, ou seja, há sujeito posposto paciente = gírias ultrapassadas na comunicação, havendo o núcleo gírias no plural o verbo tende a permanecer no plural.
Assim, o correto: Para o autor, não exitem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.
-
Sobre a palavra existir, esta diz que ela e facultativo quando antecede o sujeito composto...
-
Junio Paulo sobre seu comentário: o verbo anteposto ao sujeito a que se refere pode fazer referência em conformidade com os núcleos ficando, portanto, no seu modo plural ou concordar com o referente mais próximo. Pegando-se os termos trancritos -não existe cirurgias e aplicação - percebe-se , ao meu semblante entendimento, que aquele termo pode fazer referência com os núcleos no plural ficando, assim, "existem" ou concordar em uniformização com os comandos do núcleo mais próximo; como o substântivo mais próximo está no seu modo plural fica no plural.
-
Deus abençoe, Gleison Barbosa, na verdade eu vacilei. naquele caso o verbo pode concordar com o mais proximo ou ir para o plural que, no caso, vai no plural...
-
Esse SE é o que?
-
O SE é Pronome em próclise atraído pelo advérbio de tempo QUANDO.
-
O "SE" está exercendo a função de pronome apassivador.
Empregam -> V.T.D.I
VTD ou V.T.D.I + SE = Pronome apassivador, portando "girías" NÃO é objeto do verbo é SUJEITO, devendo o verbo concordar em número e pessoa.
Quando SE empregam girías
Gírias SÃO empregadas
https://www.youtube.com/watch?v=SNETwdWeT1M&t=1191s
Video sobre os vários empregos da particula "SE"
obs: corrigam-me se estiver equivocado.
-
Pessoal, concordo que a alternativa C está correta, mas tenho uma dúvida complementar: a expressão "que esconda" poderia ser corretamente mantida no singular?
"Não existem cirurgias e aplicação de botox que esconda a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação."
Talvez com uma alteração de sentido, mas a construção parece estar correta de acordo com a concordância.
-
willian rodrigues
Não poderia, pois o verbo fica no plural quando, na oração, o sujeito composto está anteposto ao verbo
-
sujeito oracional ?
-
Para resolver de forma mais fácil é bom dividir em orações:
Para o autor, ...
1 - não existem cirurgias e aplicação de botox - verbo existir aceita flexão em número. (O haver é que sempre fica no singular quando tem sentido de existir).
2 - que escondam a idade. O pronome relativo "que" está retomando o termo "cirurgias e aplicação de botox". Ficaria: Cirurgias e aplicações de botox escondam...
3 - quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.
Nesse caso o verbo é VTD e a oração está na voz passiva sintética. Reescrevendo na voz passiva analítica seria: gírias ultrapassadas são empregadas na comunicação. (Ou seja, o verbo é flexionado no plural).
-
gab. C