SóProvas


ID
2552266
Banca
VUNESP
Órgão
IPRESB - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  A idade das palavras


      Já cansei de ver gente madura falando gíria para parecer jovem. O trágico é que, em geral, a gíria é velha, daí que é terrível ver uma senhora madura e plastificada dizendo “Eu sou prafrentex!”.

      Esse termo foi usado nos anos 60 para dizer que uma jovem aceitava comportamentos mais ousados, tipo viajar no fim de semana para a praia com um grupo de amigos, o máximo de liberdade imaginável até então.

      Mas agora é passado… Assim como as variações para falar de homem bonito. Houve época em que era “pão”, agora se usa gato, se não estou atrasado… Volta e meia noto alguém exclamar à passagem de um homem atlético: “Ai, que pão!”.

      Esse é o mal das gírias. Marcam a juventude de cada um. O tempo passa, mas fica difícil mudar o modo de falar.

      Lembro o sucesso de “boko moko”, criado por uma marca de refrigerante para rotular de cafona quem não tomava a tal bebida. Caiu na boca do povo. Cafona vale? Ou devo dizer “out”, como na década de 90?

      Reconheço, tenho saudade de certos termos. Lembro-me das conversas com os amigos nos anos 70, quando fiz faculdade e era frequente ouvir “tou numas com ela”, equivalente, guardadas algumas proporções, ao “ficar” de hoje em dia.

      Que adolescente aceitaria hoje ir a um “mingau dançante”? Vão para a balada, para a “night”. Aliás, a maioria foge de mingau e de qualquer delícia que engorde!

      Muita gente odeia gíria e a considera um dialeto capaz de estraçalhar a língua. Elas esquecem que, no seu tempo, também a usavam.

      Não é fácil acompanhar sua evolução e, às vezes, me confundo: não sei se ainda se fala “hype” para indicar algo que no passado foi “in”. Ou que alguém é “fashion”, para dizer que está “nos trinques”, como nos anos 80.

      A verdade é: não há botox ou plástica que resista. Gíria velha denuncia a idade mais do que as rugas!

(Walcyr Carrasco. http://vejasp.abril.com.br/cidades/ a-idade-das-palavras/ Adaptado)

De acordo com a concordância verbal estabelecida pela norma-padrão, está correta a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

     

     

     c) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.

     

    --> O sujeito da forma verbal "EXISTEM" é cirurgias e aplicação de botox.

    --> O sujeito do forma verbal "ESCODAM" é o pronome relativo "que" o qual retoma o termo cirurgias e aplicação de botox.

    --> O sujeito da forma verbal "EMPREGAM" é o termo gírias ultrapassadas.

  • Caso "cirurgias' estivesse no singular o verbo existir faria a a conacordância atrativa, podendo ficar no singular concordando com cirurgia ou ficar no plural concordando com o conjunto ( cirurgia e aplicação de botox)

  • LEMBRANDO QUE COM SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO AO VERBO PODE OCORRER CONCORDÂNCIA ATRATIVA CONCORTANDANDO O VERBO COM O NÚCLEO DO SUJEITO MAIS PRÓXIMO.

  • No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.

    Por Exemplo:
                 Faltaram coragem e competência.
                 Faltou coragem e competência.

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php

     

    Essa possibilidade fica prejudicada na questão pois "CIRURGIAS" é plural, bem como a totalidade do sujeito "CIRURGIAS E APLICAÇÃO DE BOTOX", ou seja, somente o plural é possível.

  • a) Para o autor, não existeM cirurgias e aplicação de botox que escondaM a idade quando se empregaM gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA) 

     b) Para o autor, não existeM cirurgias e aplicação de botox que escondaM a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA)

     c) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação. (GABARITO)

     d) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondaM a idade quando se empregaM gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA)

     e) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregaM gírias ultrapassadas na comunicação. (ERRADA)

  • "Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação."

     

    Sujeito posposto ao verbo - concordar no plural ou substantivo mais próximo.

     

    Que escondam - "Que" Pronome relativo ( São palavras que representam substantivos já referidos, com os quais estão relacionadas)

    Cirurgias e aplicação de botox que escondam.

     

    empregam gírias - O sujeito simples, com ele concordará o verbo em número e pessoa

    Sujeito - girias verbo - empregam

     

    "Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão."
    Provérbios 20:13

  • GABARITO:   C

     

    A) Para o autor, não existe(+M )) cirurgias e aplicação de botox que esconda(+M) a idade quando se emprega gírias ultrapassadas na comunicação. 

     

     

    B) Para o autor, não existe cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.

     

     

    C) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.

     

    D) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que esconda(+m) a idade quando se emprega gírias ultrapassadas na comunicação. 

                     

     

    E) Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se emprega gírias ultrapassadas na comunicação.

                     

  • Para o autor, não existem cirurgias e aplicação de botox (EXISTEM deve concordar com o sujeito que no caso é posposto e composto: cirurgias e aplicação de botox) que escondam a idade (QUE = pronome relativo as quais = cirurgias e aplicação de botox forçando o verbo a flexionar no plural) quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação (se empregam = verbo transitivo direto +se = particula apassivadora, ou seja, há sujeito posposto paciente = gírias ultrapassadas na comunicação, havendo o núcleo gírias no plural o verbo tende a permanecer no plural.

     

    Assim, o correto: Para o autor, não exitem cirurgias e aplicação de botox que escondam a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação. 

  • Sobre a palavra existir,  esta diz que ela e facultativo quando antecede o sujeito composto...

  • Junio Paulo sobre seu comentário: o verbo anteposto ao sujeito a que se refere pode fazer referência em conformidade com os núcleos ficando, portanto, no seu modo plural ou concordar com o referente mais próximo. Pegando-se os termos trancritos -não existe cirurgias e aplicação - percebe-se , ao meu semblante entendimento, que aquele termo pode fazer referência com os núcleos no plural ficando, assim, "existem" ou concordar em uniformização com os comandos do núcleo mais próximo; como o substântivo mais próximo está no seu modo plural fica no plural. 

  • Deus abençoe, Gleison Barbosa, na verdade eu vacilei. naquele caso o verbo pode concordar com o mais proximo ou ir para o plural que, no caso, vai no plural...

  • Esse SE é o que?

     

  • O SE é Pronome em próclise atraído pelo advérbio de tempo QUANDO.

  • O "SE" está exercendo a função de pronome apassivador.

    Empregam ->  V.T.D.I 

    VTD ou V.T.D.I + SE =  Pronome apassivador, portando "girías" NÃO é objeto do verbo é SUJEITO, devendo o verbo concordar em número e pessoa.

    Quando SE empregam girías 

    Gírias SÃO empregadas 

    https://www.youtube.com/watch?v=SNETwdWeT1M&t=1191s 

    Video sobre os vários empregos da particula "SE"

     

    obs: corrigam-me se estiver equivocado.  

     

  • Pessoal, concordo que a alternativa C está correta, mas tenho uma dúvida complementar: a expressão "que esconda" poderia ser corretamente mantida no singular? 

    "Não existem cirurgias e aplicação de botox que esconda a idade quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação."

    Talvez com uma alteração de sentido, mas a construção parece estar correta de acordo com a concordância.

     

  • willian rodrigues

    Não poderia, pois o verbo fica no plural quando, na oração, o sujeito composto está anteposto ao verbo 

  • sujeito oracional ?

     

     

  • Para resolver de forma mais fácil é bom dividir em orações:

    Para o autor, ...


    1 - não existem cirurgias e aplicação de botox - verbo existir aceita flexão em número. (O haver é que sempre fica no singular quando tem sentido de existir).


    2 - que escondam a idade. O pronome relativo "que" está retomando o termo "cirurgias e aplicação de botox". Ficaria: Cirurgias e aplicações de botox escondam...


    3 - quando se empregam gírias ultrapassadas na comunicação.

    Nesse caso o verbo é VTD e a oração está na voz passiva sintética. Reescrevendo na voz passiva analítica seria: gírias ultrapassadas são empregadas na comunicação. (Ou seja, o verbo é flexionado no plural).

  • gab. C