SóProvas


ID
2552665
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura empresarial representa a maneira como a organização visualiza a si própria e seu ambiente perante o mercado. Esse aspecto é intrínseco de cada organização e remete a sua origem. 

Dessa forma, a cultura organizacional apresenta três diferentes níveis. 

Alternativas
Comentários
  • D)

    Cultura Organizacional
    Da mesma forma que todos nós temos uma personalidade, um modo razoavelmente estável de agir perante a vida (se dissermos que alguém é tenso, é inovador ou simpático, estamos citando traços de personalidade), uma organização também tem sua “personalidade”. Essa “personalidade organizacional” é chamada de cultura.
    A cultura organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha.
    Em um banco comercial, por exemplo, as pessoas costumam valorizar o conservadorismo (devem ter cuidado ao emprestar seu dinheiro, não é mesmo?). Já em uma agência de propaganda esse mesmo aspecto da cultura (conservadorismo) seria muito malvisto, provavelmente.
    Dessa forma, a cultura condiciona o modo como os funcionários percebem a empresa e como respondem a seus problemas e desafios, e tem uma influência direta no desempenho.
    Em todas as organizações existem valores, símbolos, rituais e práticas que foram se desenvolvendo com o tempo. De acordo com Schein,1 cultura é:
    um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.
    Assim, a cultura da empresa pode mudar, mas nem sempre como consequência de uma “vontade” dos seus diretores. Essa mudança normalmente ocorre de acordo com uma relação entre variáveis internas e externas, que criam espaço para essa mudança da cultura.

  •  d) Artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.


    Artefatos
    - É nível mais superficial.

    - Relacionado com o que temos contato com uma organização.

    - Ex: produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.
     

    Valores

    Conceitos vistos como certos ou errados dentro da empresa.

    - Está em um nível consciente e são usados para balizar o comportamento dos seus membros.

    - Ex: histórias, lendas, linguagem e símbolos.

     

    Pressupostos Básicos

    - Verdades inquestionáveis.

    - Muitos são tão arraigados que não mais são discutidos.

    - As fontes originais dos valores.

    - É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.

    - Ex: histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

    Os artefatos são aqueles aspectos visíveis, que temos contato assim que entramos em uma organização. São os aspectos que são mais facilmente alterados.

    Já os pressupostos básicos são fatores tão arraigados que talvez nem sejam mais discutidos. Um exemplo seria a ideia da participação ou não da mulher no mercado de trabalho. Este conceito era polêmico nos anos 50, mas atualmente não é mais um fator discutido.

    Os pressupostos básicos são as fontes dos valores. No caso do exemplo que citei, a ideia de que as mulheres devem ter acesso ao mercado de trabalho (pressuposto básico) pode ser a fonte de um dos valores da empresa (igualdade de salário entre os gêneros).
     

     

    Estratégia Concursos

  • Olhem que coisa interessante sobre essa banca, no exercício anterior Q850886, o examinador utilzou como referencial didático o livro do professor Maximiando, nesta questão utilizou o professor Idalberto Chiavenato (o mais presente em todas as bancas de concurso).

    Conclusão, essa banca utiliza duas referencias.

  • D)Artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas - três níveis.

  • LETRA D CORRETA

    O modelo de Schein é uma teoria de modelo de cultura organizacional e foi desenvolvido pelo psicólogo social Edgar Schein no começo dos anos 1980. Este modelo tornou-se então uma das influências para as teorias de Cultura Organizacional e se baseia na ideia de que a Cultura de uma organização existe em três diferentes níveis, sendo eles: 

    1- Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex: símbolos, heróis, lemas, eventos...

    2-Valores Compartilhados: não visíveis, enraizados, justificativas para comportamento. Geralmente explicitados na estratégia empresarial.

    3-Pressuposições Básicas: que regem o pensamento, mais íntimo, profundo. Ex: crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos...

  • Gabarito: D

    Cultura Organizacional-> É o modo institucionalizado dos membros de uma Organização pensar e agir. É estável e de difícil alteração. Compreende artefatos, que são visíveis, valores compartilhados, podem ser as normas e pressupostos básicos que são crenças e preconceitos.

  • A questão aborda o tema "Cultura Organizacional".

    A) INCORRETA. Os itens não possuem relação com a cultura. Em outro contexto, situação, ação e resultados são algumas das etapas de Método STAR (Situation, Task, Action, Result), método de respostas na entrevista de emprego, por parte do entrevistado

    B) INCORRETA. Os itens citados não são níveis. As crenças podem até ser elementos da cultura mas não são níveis.

    C) INCORRETA. Novamente, o examinador misturou elementos e itens aleatórios, porém ressalta-se que nenhum desses são níveis na visão de Schein.

    D) CORRETA. De acordo com Schein (apud Ribas 2016), a cultura apresenta três níveis, do mais superficial ao mais enraizado: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos.

    E) INCORRETA. Nenhum desses itens corresponde a um nível de cultura.

    RIBAS, A. L; SALIM, C. R. "Gestão de Pessoas para Concursos". 4ªed. Alumnus. 2016

    GABARITO: LETRA "D".