SóProvas


ID
2552689
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os princípios da qualidade, temos aspectos ligados aos clientes no sentido de buscar entender as demandas de mercado, satisfazer as necessidades dos clientes, além do nível de serviço. O modelo de gestão orientado para processos é adequado para promover maior efetividade organizacional.

Sobre esse modelo, assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • B)

    4.9.4. Departamentalização por Processo
    Nesse tipo, as atividades e os recursos são agrupados em torno de processoschave específicos da empresa. Em uma montadora de automóveis, por exemplo, poderíamos ter os setores de pintura e montagem.
    Dessa maneira, dividimos o trabalho de acordo com as atividades principais que ocorrem dentro de uma organização. Assim sendo, os profissionais encarregados de cada processo estariam localizados nos setores responsáveis por eles.
    Esse tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística. Assim, a tecnologia passa a ser o foco desse modelo.13
    O maior problema desse tipo de departamentalização é a pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnológica grande ou necessidade de mudança dos processos.

    Figura 4.15 – Departamentalização por processos
    Vamos ver como esse tópico pode ser cobrado?
    3. (Cespe/Abin / Oficial técnico/2010) Um departamento, em uma organização, é um agregado de cargos, não podendo, em nenhuma circunstância, corresponder a um único cargo.
    A questão está errada porque um departamento pode, sim, em determinadas circunstâncias, ser composto por apenas um cargo. Isso é relativamente comum em empresas pequenas, com uma pessoa apenas (um cargo) tomando conta de um departamento.
    Uma empresa que tenha apenas um vendedor está nessa situação, não é verdade? O gabarito é questão incorreta.

     

    Fonte¹³:  13 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.

  • ELIMINA a estrutura vertical de comando???

     

    ai fica difícil

  • Na gestão da qualidade, o controle ocorre de maneira descentralizada. Assim, elimina-se a estrutura vertical de comando, prevalecendo a estrutura horizontalizada.
  • Também achei forte o termo "elimina" a estrutura vertical. 

  • Não marquei a B justamente pq esse termo elimina é bem suspeito. Se bancas grandes já fazem merda quando elaboram questões de Administração, imagine essas banquinhas

  • Ainda estou me esforçando para ver o erro da alternativa A.


    Um dos 14 pontos de Deming para gestão de qualidade é quebrar barreiras interdepartamentais, e por acaso a gestão para processos permite que a organização seja vista como um todo, havendo maior ligação entre colaboradores mesmo com trabalhos em extremos opostos do mesmo processo. Por fim, de volta à gestão voltada para qualidade total, temos uma preocupação com todos os stakeholders para tentar garantir qualidade...


    Questões assim me desmotivam...

  • porque não a A?

  • Pompeu, não tem como ser a A porque esse é o conceito de gestão sistêmica:

    Trata-se da integração de todas as áreas da empresa, desde a alta gerência até o chão de fábrica assegurando o cumprimento de prazos, manutenção da qualidade, competitividade e equilíbrio de ações de maneira a proporcionar diferencial competitivo garantindo sobrevivência e credibilidade no mercado com visão de futuro.

    Este conceito é fundamentado na , rompendo barreiras funcionais e gerando melhor visualização dos impactos ocasionados por decisões individuais na organização como um todo, sendo estes positivos ou negativos.

    Desta forma a aceitabilidade e adequação do modelo dependem de cada empresa, atuação no mercado e principalmente a  definindo todas as variáveis existentes que possam implicar diretamente na empresa.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_sist%C3%AAmica