-
D)
tes. Apresentaremos um modelo segundo Brandão e Guimarães (2001).
Segundo esses autores, a gestão por competência refere-se a um processo contínuo, que se divide nas etapas apresentadas a seguir.
• Etapa 1: definição da missão, visão de futuro e objetivos estratégicos, referindo-se a missão ao propósito principal ou à razão pela qual uma organização existe. A visão diz respeito ao estado futuro desejado pela organização, ou seja, aquilo que ela deseja ser em futuro próximo. Os objetivos estratégicos, por sua vez, representam os desígnios a atingir, isto é, a situação a ser buscada pela organização em dado período de tempo.
• Etapa 2: em seguida, em razão dos objetivos estratégicos estabelecidos, é possível definir indicadores de desempenho no nível corporativo e metas.
• Etapa 3: identificação das competências necessárias para concretizar o desempenho esperado.
• Etapa 4: realização do diagnóstico ou mapeamento das competências organizacionais e humanas, ou seja, identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização. Identificar o gap, ou lacuna de conhecimentos, é fundamental.
• Etapa 5: realização do planejamento de ações, captação e desenvolvimento de competências que permitam à organização minimizar essa lacuna. É fundamental, portanto, realizar, periodicamente, o mapeamento e planejar a captação (por meio de recrutamento e seleção externa) e o desenvolvimento de competências (por meio da aprendizagem, seja ela individual, seja coletiva, natural ou induzida).
• Etapa 6: acompanhamento e avaliação, que funcionam como mecanismos de feedback, ou retroalimentação, dentro de uma abordagem sistêmica, à medida que os resultados alcançados são comparados com aqueles que eram esperados.
-
a informação daquele que recebe a mensagem do indivíduo que a emitiu - faz a realimentação - retroação - feedback
-
essa banca tem a incrível habilidade de florear uma pergunta simples
Realimentação = Retroalimentação = Retroação = Feedback
O feedback ou Retroação é a verificação do sucesso da comunicação.
É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem ( ou não). A comunicação eficaz é aquela que vai do emissor ao receptor e retorna ao emissor com retroação positiva, ou seja, com perfeito entendimento da mensagem. A retroação pode ser verbal ou não verbal. Se houver uma reação inapropriada significa que a comunicação não foi bem sucedida.
Para Moscovici (1997) o "Feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas ... "
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
-
Receber de volta = realimentação msm q feedback
-
Na verdade, acho que a banca complica o simples ,exatamamente,para eliminar.
-
Porque não pode ser a B se feedback também se fala de retroação?
-
Realimentação = Retroalimentação = Retroação = Feedback