-
Estrutura linear
Veja na figura abaixo a estrutura linear e como é representada no organograma de uma pequena empresa e suas característica que segue.
» Militar, piramidal, clássica, habitual.
» O funcionário tem apenas um chefe
» Não valoriza especialização
» Há autoridade de comando
» As ordens são hierárquicas
» As organizações são burocráticas
» Há um alto grau de formalismo
» Não há comunicação lateral
-
resposta 'd'
A estrutura organizacional geralmente obedece a um dos três modelos básicos seguintes: Linear, Funcional ou Matricial. A organização linear estará rigidamente fundamentada nos princípios da hierarquia e unidade de comando. Nela, cada subordinado obedece a seu chefe imediato e não há comunicação direta entre os diferentes grupos ou departamentos. A coordenação se efetua exclusivamente por meio da escala hierárquica. A organização Funcional onde o projeto é dividido e atribuído a áreas funcionais da organização, com a coordenação feita pelos níveis mais altos e funcionais de gerência. A organização Matricial é um tipo híbrido de departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias.
-
Estrutura Linear ou Militar é um sisteama baseado na organização dos antigos exércitos, estruturado em um torno de chefes excepcionais. A representação gráfica é na forma de uma pirâmide que demostra claramente a unidade de comando. Apresenta tendência à burocracia, uma vez que os setores não se comunica diretamente, apenas através da chefia. Tem como caracteristicas: a chefia como fonte exclusiva de autoridade; as ordens seguem por via hierárquica; cada empregado recebe ordens de um unico chefe e se reporta a ele.
A estrutura linha - staff segue as caracteristicas da estrutura linear, distinguindo-se desta pela existência de órgãos de staf com a exclusiva função de assessoramento ao executivo, ao qual se acham ligados.
-
Resposta: D
Há três tipos básicos de estrutura organizacional: LINEAR, FUNCIONAL e LINHA-STAFF. LINEAR - é a mais simples e antiga, funcionando em ambiente estável e rotineiro ,quando quase nada muda, e tem como princípio a unidade. Apresenta as seguintes características: 1. Autoridade linear :é a decorrente da aplicação do princípio da unidade de comando, pelo qual o superior tem autoridade única e exclusiva sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém.
2. Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente por meio das linhas existentes no organograma.
3. Centralização das decisões: é feita pela autoridade linear que comanda a organização e está centralizada no topo do organograma.
4. Formato piramidal: a base é extensa, com muitas unidade e posições, enquanto a cúpula é única, lembrando uma verdadeira pirâmide.
FUNCIONAL - é pouco frequente nas empresas e aplica o princípio funcional ou da especialização das funções. Têm as seguintes características: 1. Autoridade funcional ou dividida: predomina a subordinação múltipla, onde cada subordinado se reporta simultaneamente a vários superiores especilaizados, no assunto que cabe a cada um deles, tendo estes autoridade apenas funcional, parcial, relativa e decorrente de sua especialidade. Nenhum superior tem autoridade total sobre seus subordinados.
2. Linhas diretas de comunicação: são efetuadas efetuadas diretamente sem necessidade de intermediação hierárquica, buscando o contato direto e a maior rapidez possível nas comunicações entre os níveis e áreas da organização.
3. Descentralizações das decisões: o processo decisório não depende da hierarquia de autoridade, mas da especialidade do conhecimento.
4. Ênfase na especialização: cada órgão ou cargo contribui com sua especialidade para a organização. LINHA-STAFF: é o resultado da combinação dos tipos de organização lienar e funcional, buscando-se incrementar as vantagens e reduzir as desvantagens. É um tipo misto e híbrido de organização, predominando os aspectos lineares na organização. Na organização linha-staff convivem órgão de lina e órgão de staff. Os órgãos de linha são os responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da empresa e os órgãos de staff são responsáveis pelo apoio e suporte que assessoram os órgãos de linha em questão de serviços, consultoria e assessoria, monitorização e planejamento e controle. Vale destacar que, nem sempre, essas estruturas organizacionais estão presentes de maneira pura na realidade das empresas.
( Fonte: Idalberto Chiavenato)
-
Isso é muito controverso (como sempre na FCC), pois as características 1 e 2 da Estrutura Funcional apontadas pela colega acima dizem mais respeito à Estrutura Matricial. Na funcional existe pouca comunicação entre os setores, fica cada um mais na sua, em sua especialidade, preocupados com os seus serviços e produtos; além disso, os membros de um setor obedecem ao chefe do seu setor, unicamente, não se reportando ao chefe do setor vizinho, tendo que obedecer a via hierárquica para se comunicar com os demais setores. Essa FCC confunde demais a gente, e por isso errei a questão abaixo, onde ela mostra que a Funcional NÃO TEM coordenação horizontal efetiva.
1 • Q80005 • Prova(s): FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Área Administrativa:
Em uma estrutura funcional
a) as atividades são agrupadas por processos
b) não há o desenvolvimento em profundidade das habilidades dos funcionários.
c) o tempo de resposta às mudanças ambientais é rápido.
d) o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais.
e) a coordenação horizontal entre os departamentos é eficaz e efetiva.
Gabarito: "D"
-
LETRA D CORRETA
Linear : tb
conhecida como militar ou piramidal ou tipo linha, comum em empresas pequenas,
caracteriza-se por respeitar ao PUC (Princípio da Unidade de Comando), valoriza
questões hierárquicas, marcada pela rigidez e pela centralização de suas
decisões. (fonte: Material de apoio e aula professor Marcelo Marques do Concurso
Virtual)
-
esse "Cada chefe" complicou, tendo em vista, que na estrutura linear, o funcionário tem apenas um chefe..
-
FUNCIONAL - TAYLOR - PODE HAVER DIVERSAS SUBORDINAÇÕES
LINEAR - FAYOL - UNIDADE DE COMANDO, UM ÚNICO CHEFE.
-
GABARITO: Estrutura Linear
A organização linear é o tipo de organização mais antigo e mais simples. Baseia-se no princípio da unidade de comando. Suas características principais são: a autoridade única baseada na hierarquia, as linhas formais de comunicação, a centralização das decisões e o seu aspecto nitidamente piramidal.
A organização linear apresenta fortes vantagens como: sua estrutura simples é de fácil compreensão, a clara delimitação das responsabilidades e cada órgão, a facilidade de implantação e a sua estabilidade e adequação a organizações de pequeno porte.
Suas desvantagens residem em: comando autocrático, tendência à rigidez e à inflexibilidade, falta de especialização, ênfase em chefes generalistas e congestionamento dos canais de comunicação à medida que a empresa cresce.
Assim, a organização linear é indicada quando a organização é pequena, rotineira, tiver vida curta ou ainda estiver no seu estágio inicial de vida.
http://admestruturaorganizacional.blogspot.com.br/2010/11/comparacao-entre-as-estruturas.html