SóProvas


ID
2553490
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na elaboração de projetos, são utilizados instrumentos de medidas e referências para verificar em que grau um objetivo foi cumprido ou em que grau produziu os resultados previstos. Quais são esses instrumentos de medida?

Alternativas
Comentários
  • Resposta (B) Indicadores 

  • Os indicadores possibilitam conhecer verdadeiramente a situação que se deseja modificar, estabelecer as prioridades, escolher os beneficiados, identificar os objetivos e traduzi-los em metas e, assim, melhor acompanhar o andamento dos trabalhos, avaliar os processos, adotar os redirecionamentos necessários e verificar os resultados e os impactos obtidos. Com isso, aumentam as chances de serem tomadas decisões corretas e de se potencializar o uso dos recursos.

    Os indicadores precisam estar presentes em todas as etapas de trabalho que se quer realizar, ou seja, desde a formulação e planejamento, até a implementação e gestão de políticas públicas, empresariais e de programas e projetos de qualquer natureza. As informações contidas nos indicadores orientam tomadas de decisões, viabilizando atividades mais eficientes, eficazes e efetivas. 

    Por que utilizar indicadores em um projeto?

    ■ Demonstrar a relevância e o impacto de políticas, planos, programas e projetos; ■ Estabelecer o marco zero, os dados da situação atual; ■ Localizar oportunidades e problemas; ■ Estudar comportamentos e inter-relações; ■ Monitorar processos para garantir: ■ A eficácia no alcance das metas; ■ A eficiência na utilização dos recursos; ■ A efetividade das ações; ■ Avaliar os resultados alcançados; ■ Alertar para necessidades de redirecionamentos; ■ Comunicar os resultados

    onstrucao-e-analise-de-indicadores.pdf

  • Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma. Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.