Os indicadores possibilitam conhecer verdadeiramente a situação que se deseja modificar, estabelecer as prioridades, escolher os beneficiados, identificar os objetivos e traduzi-los em metas e, assim, melhor acompanhar o andamento dos trabalhos, avaliar os processos, adotar os redirecionamentos necessários e verificar os resultados e os impactos obtidos. Com isso, aumentam as chances de serem tomadas decisões corretas e de se potencializar o uso dos recursos.
Os indicadores precisam estar presentes em todas as etapas de trabalho que se quer realizar, ou seja, desde a formulação e planejamento, até a implementação e gestão de políticas públicas, empresariais e de programas e projetos de qualquer natureza. As informações contidas nos indicadores orientam tomadas de decisões, viabilizando atividades mais eficientes, eficazes e efetivas.
Por que utilizar indicadores em um projeto?
■ Demonstrar a relevância e o impacto de políticas, planos, programas e projetos; ■ Estabelecer o marco zero, os dados da situação atual; ■ Localizar oportunidades e problemas; ■ Estudar comportamentos e inter-relações; ■ Monitorar processos para garantir: ■ A eficácia no alcance das metas; ■ A eficiência na utilização dos recursos; ■ A efetividade das ações; ■ Avaliar os resultados alcançados; ■ Alertar para necessidades de redirecionamentos; ■ Comunicar os resultados
onstrucao-e-analise-de-indicadores.pdf