-
Para mim a varredura que seria consequência da coagulação.
A floculação que é consequência do mecanismo da varredura.
Alguém discorda?
-
A dosagem de coagulante, o pH e a concentração de alguns tipos de íons na água provocam a formação de preciptados. As partículas coloidais presentes comportam-se como núcleos de condensação para esses preciptados, que, desta forma, são removidas por sedimentação. COm sais de ferro e alumínio podem ser formados os preciptados Al(OH)3 e Fe(OH)3.
O mecanismo de varredura é muito utilizado nas estações de tratamento de água em que se têm floculação e sedimentação antecedendo a filtração, pois os flocos resultantes são maiores e apresentam velocidades de sedimentação relativamente altas, se comparados aos flocos obtidos com a coagulação realizada no mecanismo de adsorção-neutralização.
-
Dentre os mecanismos de coagulação, pode-se citar o de varredura e o de adsorsão/neutralização de cargas. O mecanismo de varredura é utilizado para tecnologias convencionais, ou de ciclo completo, que incluem as seguintes etapas de tratamento: coagulação, floculação, decantação e filtração. Os flocos formados no mecanismo de coagulação por varredura deverão apresentar densidade suficiente para permitir sua deposição nos decantadores.
Já o mecanismo de adsorção/neutralização de cargas é utilizado em tecnologias de tratamento simplificadas, como, por exemplo, a filtração direta, na qual a água é coagulada e depois filtrada. Nesse mecanismo ocorre a neutralização das cargas das partículas presentes na água bruta, não havendo necessidade de se formar flocos grandes e sim de desestabilizar as partículas para que estas sejam mais eficientemente retidas nos filtros. Assim, as dosagens de coagulante utilizadas tendem a ser inferiores às necessárias no mecanismo de coagulação por varredura.