SóProvas


ID
2553796
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A importância atribuída à Gestão da Cadeia de Suprimentos dentro das estratégias empresariais transformou o caráter operacional da função Compras em estratégico, particularmente por se reconhecer a importância dessa área no resultado final do processo produtivo. Analise as afirmativas abaixo referentes à função Compras:


I. A ligação direta entre as funções Compras, Produção e Vendas proporciona rapidez na tomada de decisões, fluxos contínuos, custos reduzidos e, principalmente, satisfação do cliente.

II. O processo de negociação é a disputa entre uma empresa compradora e uma empresa fornecedora em que, inevitavelmente, haverá ganhador e perdedor.

III. Os objetivos da função Compras definem uma estratégia própria da área, que não necessariamente deverá ser alinhada à estratégia geral da empresa.

IV. Uma coordenação falha entre os processos de compra e de movimentação de produtos interferirá nos custos logísticos.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • A) segundo a banca.

    LOGíSTICA
    Como já vimos antes, a logística constitui a maneira de lidar com materiais, desde matérias-primas até quando se transformam em produtos acabados em direção ao cliente final. Tudo, ou quase tudo, o que vimos neste capítulo trata de logística. A logística envolve o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto
    o
    !acabado, bem como do fluxo de Ínfonnações do ponto de origem ao ponto
    LU de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente. Essa é a
    >
    <:( definição do Council of Logistics Management, e envolve matérias::
    t:
    2 U materiais em processos, produtos acabados e fluxo de informações 'ro'" de ponta a ponta. Modernamente, envolve também as fmanças no fluxo ro entre os parceiros e procura incrementar esse fluxo por meio de uma varie:::;;
    dade de meios, como métodos, técnicas, modelos matemáticos, tecnologia
    -o
    '"
    o da informação (TI) e softwares, O objetivo é atender às necessidades do
    ''''
    <> cliente na ponta final de todo o fluxo. Com as preocupações ambientais e so~
    'ê ciais, a logística ampliou o fluxo de materiais, passando a envolver tamE
    ~ bém o envio dos resíduos dos produtos aos clientes para o repro;
    1
    CAPiTULO 81
    ELSEVIER
    Logística 163
    cessamento por parte dos fabricantes e fornecedores. É a chamada logística inversa.2
    No passado, a logística cuidava somente do transporte e distribuição fisica. Hoje envolve métodos e modelos para localizar estruturas fisicas -como fabricas, depósitos, armazéns, centros de distribuição -bem como de materiais e suprimentos, envolvendo também planejamento, programação e controle da produção, além das atividades tradicionais de distribuição. Daí, a enorme importância do SCM supply chain management-, a gestão de toda a cadeia de suprimentos, desde os fornecedores até os consumidores finais.
    Com todo esse envolvimento, a logística passou a ser uma atividade extremamente complexa a de ser terceirizada em muitas empresas permitindo o surgimento de um novo tipo de negócio: o operador logístico, Este nada mais é do que uma empresa especializada em prestação de serviços que envolvem todas ou partes das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de suprimentos. Com um sentido de agregar valor ao produto da empresa cliente.

  • GABARITO: LETRA B

  • GABARITO: B


    Comentando as erradas:


    II. segundo Chiavenato (2014), não há negociação quando apenas uma parte ganha e a outra perde. Na negociação, as perdas e os ganhos são repartidos entre as partes para se chegar a um acordo. As técnicas tradicionais de negociação têm sido muito criticadas. Quando apenas uma das partes quer ganhar, surge a negociação “ganhar x perder”, em que uma parte ganha na proporção em que a outra perde.


    “Ganhar x ganhar” (win-win) é hoje o segredo da boa negociação, que muitas vezes sai da visão míope e estreita de negociar preço ou prazo, para uma visão mais abrangente, que leve em consideração os objetivos amplos de cada parte.


    III. Apesar de ser um subsistema orientado para fora da empresa – isto é, voltado para os fornecedores externos -, a área de compras interage internamente com vários setores da empresa, como produção, planejamento e controle da produção (PCP), engenharia de produto, controle de qualidade, controle de estoques, área financeira, etc.


    Fonte: Professor Ronaldo Fonseca - Estratégia Concursos