SóProvas


ID
2553829
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um ano após a fusão entre os bancos AB e CD, o novo banco, agora nomeado ABCD, distribuiu aos seus colaboradores a “Carta de Valores” da Organização, que declara os principais comportamentos e práticas que a empresa espera de seus empregados. De acordo com o valor 'Todos pelo Cliente' contido na referida carta, o foco da empresa é a satisfação do cliente. Percebeu-se, nas análises das entrevistas feitas com os funcionários, que a maior parte dos entrevistados acredita que o banco mantém um bom relacionamento com o cliente.

(Fonte: FERREIRA, M. L. et al. Cultura Organizacional: A Percepção dos Empregados do Banco ABCD sobre os Valores Transmitidos pela Cultura Dominante. In: Anais do XXXVII EnANPAD, 2013. Adaptado.)


A concordância por parte dos funcionários frente ao propósito do banco ABCD de bom relacionamento com o cliente indica que os funcionários reconhecem a existência de uma cultura organizacional coesa e com a qual estão dispostos a colaborar. Como consequência, essa predisposição dos funcionários tende a implicar diretamente em suas atitudes. Sobre as atitudes, o comprometimento no trabalho e a cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • D)

    cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
    Autores como Chiavenato (1999) e Vergasta (2001) indicam que, apesar de ser mais estática e enraizada, a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo se deparando com a resistência da organização e de seus funcionários.
    2.1 Aspectos formais e abertos x aspectos informais e fechados
    Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem as políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura e tecnologia adotada. Os aspectos informais envolvem as percepções, sentimentos, atitudes, valores e interações grupais.
    2.2 Os níveis fundamentais da cultura
    Para Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:
    Artefatos observáveis
    Valores
    Pressupostos básicos
    Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
    Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
    Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá--los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.
    Essas três camadas da cultura podem ser didaticamente representadas por um iceberg, c