-
"[...]Os autores de hoje, baseando-se no testemunho menos espetacular, dos próprios documentos mesopotâmicos, admitem variações de 8 a 10 grãos colhidos para grão semeado[...]. Isto explica a grande concentração demográfica e a forte urbaninação da baixa mesopotâmia" (FUNARI; SILVA, MARTINS, 2008, p. 35)
"Os milênios IV e III a. C viram constituir-se o sistema tecnológico básico da Mesopotâmia da Época do Bronze e, no conjunto, dão a impressão de um dinamismo maior das forças produtivas[...] O arado de madeira mesopotâmico, acoplado a um dispositivo por onde entravam os grãos, permitia arar e semear ao mesmo tempo." (FUNARI; SILVA, MARTINS, 2008, p. 36)
Resposta: B
-
Qual seria o erro da alternativa D?
-
A) Se há cidades os impostos existem;
B) Correta. Alguma forma surgiu para o aumento da produção...;
C) A agricultura (setor primário) surge primeiro, caso contrário, as cidades e, por consequência, o comércio não se desenvolveriam;
D) O alfabeto fenício foi base para o nosso. O do Egito, por exemplo, era muito complexo. Quanto as outras áreas, basta notar que a grande maioria hoje fala o Árabe;
E) Conheceram a metalurgia, não à toa trabalhavam com o ouro.
-
Resposta: B
"Com o desenvolvimento da agricultura e mais tarde do comércio, a partir de 5500 a.C. começaram a se formar sociedades em diversas regiões do planeta. algumas delas desenvolveram-se nas proximidades de grandes rios, que ofereciam condições adequadas para as práticas agrícolas. Assim, no vale dos rios Nilo, Eufrates, Tigre, Ganges e Huang-ho, por exemplo, surgiram as sociedades egípcia, suméria, babilônica, hindu e chinesa, respectivamente." (ARRUDA; PILETTI. Toda a História. História Geral e História do Brasil. 2009. p. 21)
-
d) A escrita cuneiforme foi desenvolvida na Antiga Mesopotâmia entre os anos 3500 a.C. e 3000 a.C., provavelmente pelos sumérios. A escrita cuneiforme teve grande uso em toda região da Mesopotâmia por milhares de anos, sendo utilizada por diversos povos
O alfabeto fenício, na verdade um abjad, foi o sistema de escrita usado na Fenícia (atuais Síria, Líbano e norte de Israel) que viria a dar origem a grande parte dos sistemas atuais.
-
O sistema de escrita descrito na letra D foi baseado no alfabeto sumério, assim como ocorreu na babilônia onde o Rei Hamurábi implantou "O Código de Hamurábi". Os Fenícios fundamentaram a fonética na região do mar mediterrâneo, sendo esta essencial para o comércio intenso que estes povos dominavam.
Gabarito: Letra B