-
A formação militar começava quando ainda criança,ao 7 anos,onde permaneceria até seus 12 anos de idade, quando receberia alguns ensinamentos para que conhecessem a dinâmica do estado e as tradições de seu povo.
Aos 17 anos poderia integrar oficialmente os exércitos e teria direito também a um lote de terras.
Aos 30 anos de idade o soldado poderia ganhar a condição de cidadão e isso o dava o direito de participar de todas as decisões e leis que seriam colocadas na mesa pela Apela.
Aos 60 anos o individuo poderia sair do exercito podendo integrar a Gerúsia, o órgão formado por anciãos que eram responsáveis pela criações de leis em Esparta.
Dessa maneira, podemos perceber que a vida da sociedade espartana girava em volta do caráter militar da cidade, onde a criança já começava a prestar serviços militares ao estado espartano só sendo liberada aos sessenta anos.
-
Difícil. Sabemos que todos os "cidadões" espertanos eram militares, inclusive as mulheres. Como os escravos eram desprezados, não eram cidadões. Tem um pouco de divergência na resposta.
-
a) Drácon foi o primeiro legislador ateniense responsável por elaborar o primeiro código de leis escritas, que até então eram orais e passou o controle da Justiça para o Estado. tirando-o das mão de particulares. Em 594. a.C., Sólon proibiu a escravidão por dívidas e criou novas reformas que aumentaram a representação popular, tais como o Conselho dos Quatrocentos(Bulé). Ambos realizaram reformas que iriam culminar com a democracia de Clístenes.
b) A formação militar era destinada aos dórios, tidos como verdadeiros espartanos ou esparciatas. Periecos e Hilotas não poderiam receber treinamento militar e nem ser considerados como cidadãos.
c) As guerras médicas foras lutas entre gregos e o expansionismo promovido pelos persas. Estava em jogo o domínio comercial do mares Mediterrâneo e Negro.
d) Cada cidade-estado era autônoma e exercia a sua administração de modo independente.
e) Os gregos, como a exemplo dos atenienses, promoveram grandes expansões marítimas como a conquista de toda a península de Ática
-
a) As reformas empreendidas por Sólon deram continuidade aos mecanismos democráticos implementados anos antes pelo legislador Drácon. ITEM INCORRETO.
b) ITEM CORRETO.
c) A Guerra do Peloponeso (431 e 404 a.C.), conflito militar que durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta, foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta. ITEM INCORRETO.
d) As cidades-estado eram autônomas. ITEM INCORRETO.
e) Os gregos também foram expansionistas em suas ambições comerciais e geopolíticas. ITEM INCORRETO.
Resposta: B