SóProvas


ID
2554378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período que se estendeu de 1500 a 1800, estabeleceu-se um novo sistema geoeconômico orientado para o Atlântico, com seu dispositivo comercial triangular ligando a Europa, a África e as Américas. A abertura do comércio atlântico permitiu à Europa e, mais particularmente, à Europa Ocidental, aumentar sua dominação sobre as sociedades das Américas e da África. Desde então, ela teve um papel principal na acumulação de capital gerado pelo comércio e pela pilhagem, organizados em escala mundial.

M. Malowist. A luta pelo comércio internacional e suas implicações para a África. In: Allan Ogot Bethwell (ed.). História geral da África: África do século XVI ao XVIII. Brasília: UNESCO, 2010, p. 2 (com adaptações).


A respeito de aspectos ligados ao processo histórico de que trata o texto apresentado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) criação da Libéria pelos EUA, o Império Otomano possuía províncias na África, notadamente o Egito.

    b) os exploradores vindos da Europa chegaram primeiramente no litoral da África Ocidental.

    c) O Império do Mali foi descrito pelos viajantes árabes como um Estado rico e suntuoso durante seu apogeu. Reino do Congo cuja região era governada por um líder chamado Rei pelos Europeus, o manicongo.

    d) outra fonte de cativo foram os indios.

    e)O número de pessoas trazidas foi tão grande que, antes do final do século XVIII, os africanos que vieram por meio do comércio de escravos tornaram-se os mais numerosos membros do Velho Mundo.

     

  • Letra C

     

    No final do século XV, porém, o Mali, o mais respeitado Império da África Ocidental, começou a perder território para outros reinos negros surgidos na região, como o de Songhai. Além disso, em seu litoral despontou uma nova ameaça: os portugueses. Eles também tinham experiência na política e no comércio, com uma vantagem: possuíam armas de fogo, desconhecidas pelos malineses.

     

    No Congo viviam com seus costumes quando o capitão português Diogo Cão chegou à foz do Rio Congo, em 1483.  Noprimeiro contato, o rei do Congo, talvez por temor das armas de fogo portugueses, recebeu-os cordialmente. Aproveitando-se disso, os comerciantes portugueses começaram a interferir na política africana. Com a morte do rei do Congo, abriu-se uma disputa pelo trono entre seus dois filhos. Os comerciantes portugueses ajudaram um deles, Nzinga Mbemba, a vencer o irmão nessa disputa. Logo que começou a reinar em 1505, Nzinga Mbemba converteu-se ao cristianismo e adotou o nome português Affonso. A partir de então, estudou dez anos com os padres em Mbanza Congo, aprendendo a falar e a escrever bem em português.