SóProvas


ID
2554399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da Reforma Protestante do século XVI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e)

  • explique a questao

  • QUAL A RESPOSTA N CONSIGO VER!!!:-(

  • O princípio da salvação pela fé realmente era uma das bases da reforma proposta por Lutero, mas pelo que tinha estudado, ele criticava fortemente a venda de indulgências (venda do perdão dos pecados). Errei por esse motivo.

    Gabarito letra E.

  • Lutero se baseava no pensamento de Santo Agostinho, no seu Atos dos Apóstolos. Em especial, o luteranismo buscou propagar a ideia de que a salvação não dependia do que as pessoas fizessem, mas daquilo que elas acreditavam. Ou seja, a salvação se daria pela fé e não pela compra de indulgências.

  • Por que a letra c está errada?

  • Jayro Mendes, a C diz que a Contrarreforma se caracterizava pela reafirmação dos princípios criticados. Mas, na verdade, a igreja buscou corrigir alguns dos pontos criticados pelos protestantes, tentando uma mudança, como forma de frear a expansão do protestantismo. Lógico que essa reforma não foi feita apenas de modo "intelectual", pois a igreja também passou a empregar a força contra aqueles que, mesmo após a "correção" de alguns pontos, relutavam em segui-los.

  • Jayro Mendes, a C diz que a Contrarreforma se caracterizava pela reafirmação dos princípios criticados. Mas, na verdade, a igreja buscou corrigir alguns dos pontos criticados pelos protestantes, tentando uma mudança, como forma de frear a expansão do protestantismo. Lógico que essa reforma não foi feita apenas de modo "intelectual", pois a igreja também passou a empregar a força contra aqueles que, mesmo após a "correção" de alguns pontos, relutavam em segui-los.

  • Dentre as medidas tomadas no Concílio de Trento houve um recuo em relação às críticas dos protestantes: foi proibida a venda de indulgências e também foi decidido pela criação de seminários. Esta última instituição seria responsável pela formação eclesiástica do clero, buscando evitar, dessa forma, a venda de cargos na Igreja.

     

    Por outro lado, o que ocorreu foi a afirmação dos dogmas religiosos católicos. O princípio da salvação pela fé e boas obras foi mantido, mesmo após as críticas de Martinho Lutero. O culto à Virgem Maria e aos santos foi reafirmado, bem como a existência do purgatório. A crença católica manteria as duas origens: a Bíblia e as tradições transmitidas pela Igreja Católica.

     

    https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm

     

    Dessa forma, não pode ser a letra C.

     

    Gabarito correto: E

  • PRA MIM SERIA A RESPOSTA CORRETA A LETRA C

    ALGUÉM EXPLICA?

  • A C diz que a Igreja criou a Inquisição na contrarreforma, mas ela já existia antes, só ganhou mais força

  • Ainda sobre a letra C: houve, de fato, a reafirmação de alguns princípios criticados, com a infalibilidade do papa e o latim nos textos religiosos, mas não de todos, como a questão das indulgências. E a reabertura da Inquisição é um fato marcante da contrarreforma, mas ela já existia antes. Reabertura, portanto, não criação.

  • Alternativa A também está correta: a Reforma só foi para frente e Lutero só foi protegido porque os príncipes e governantes queriam reter os impostos das terras da Igreja em seus domínios e a intervenção constante da Igreja na política. Antes de Lutero, houveram vários reformadores. Contudo, a única diferença foi que Lutero nunca apoiou as revoltas e convulsões sociais dos servos. Os outros reformadores, queriam uma reforma religiosa e social.

  • vcs precisam ter malícia ao resolver certas questoes onde aparecem duas alternativas ''corretas"

    a letra E é muito mais correta que a C poxa

  • O erro da alternativa C é falar na criação da inquisição o que é falso. O que ocorreu, na verdade, foi a reativação dela.

    A inquisição era usada para perseguir os hereges

  • a) A Reforma iniciou-se a partir do descontentamento com algumas práticas religiosas da Igreja Católica, apesar de depois contar também com fatores econômicos e políticos. ITEM INCORRETO.

    b) Os príncipes não eram as maiores autoridades políticas e teológicas. ITEM INCORRETO.

    c) A Igreja Católica reagiu ao movimento reformista com a Contrarreforma, que se caracterizou pela reafirmação de ALGUNS princípios criticados pelos reformadores e pela VOLTA da Inquisição. ITEM INCORRETO.

    d) Antes de Lutero, a Igreja Católica já estava sofrendo questionamentos. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • O movimento das Reformas, protestante e católica, no século XVI, faz parte das modificações na vida dos europeus que marca o que é tradicionalmente entendido como Tempos Modernos. A Reforma protestante recebeu este nome por conta de como eram conhecidos os seguidores de Lutero nas regiões alemãs. Ela deu origem à três vertentes religiosas, Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo que, por sua vez, ramificaram em novas igrejas como a presbiteriana, a metodista, a batista , a menonita entre outras. 

    Muitas vezes o movimento reformista é entendido como um movimento sócio-político que adquiriu feição religiosa. Entretanto, ele é fundamentalmente um movimento filosófico e religioso, contra a instituição Igreja Católica, que foi utilizado com motivações políticas e sociais, sendo até mesmo desvirtuado. 

    Entre as alternativas uma apresenta uma afirmativa correta acerca da Reforma protestante. O tema faz parte intrínseca do estudo de História geral nos Ensinos Fundamental e Médio. Há boas publicações que tratam do tema, tanto didáticas quanto paradidáticas tais como a publicação de Myriam Becho e Patrícia Braick e a de Luiz Maria Veiga, de nome A Reforma Protestante. 

    A) INCORRETA – Disputas políticas entre o papado e autoridades civis, em diferentes regiões europeias , influenciaram o movimento reformista mas, a questão chave não foi política mas sim filosófica , teológica e institucional 
    B) INCORRETA - A Reforma de Lutero deu margem à formação de algumas igrejas nacionais mas, não foi estabelecida uma  autoridade  suprema que estivesse acima do colegiado de clérigos . 
    C) INCORRETA -A afirmativa desta opção refere-se à ação da Igreja Católica, chamada de contrarreforma e, a entrada da questão aponta para a reforma protestante. Mesmo apresentando dados corretos a opção não responde a questão proposta. Além disso, a Inquisição foi criada na Idade Média, antes do movimento de reforma. E, não foram todos os princípios criticados pelos reformistas que foram reafirmados. A Contrarreforma significa reformas dentro da Igreja Católica. 
    D) INCORRETA – A Igreja Católica sofria contestações desde a Idade Média. São as chamadas heresias medievais como o arianismo por exemplo.
    E) CORRETA- A base do projeto reformista é a proposta de Lutero de que a salvação se dá exclusivamente pela fé. Não há, portanto, a necessidade de um clero que seja intermediário do perdão divino através da confissão. A penitência, através de boas obras , é , segundo a doutrina católica, elemento essencial da salvação, o que não faz parte das convicções nas religiões reformadas. Caridade é uma virtude mas não elemento de salvação. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Gabarito: E.