SóProvas


ID
2554909
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero [...].

Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver, mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.

ASSIS, M. A causa secreta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 9 out. 2015.


No fragmento, o narrador adota um ponto de vista que acompanha a perspectiva de Fortunato. O que singulariza esse procedimento narrativo é o registro do(a)

Alternativas
Comentários
  • Pela passagem: "O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero." - demonstra o sofrimento de Garcia.

    Em seguida, vem a narração sobre a reação de Fortunato: Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero [...]

    Logo após, o narrador demonstra a satisfação de Fortunado ao perceber o sofrimento de Garcia!:

    Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.

  • como disse nietzsche: " avingaça é uma festa" kkkk

     

     

  • sTOODI CONTRATA ESSE PROFESOR 

  • Que horror! kkkkkkk

  • "Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa."

  • Fortunato sentiu um delicioso prazer com a situação. Credo! kkkkkk

    Avante, guerreiros!

  • uma fruta traz oque para voce quando voce come?? prazer

  • Exatamente!!!

  • "Prazer DA PERSONAGEM em relação ao sofrimento alheio " errei por causa desse "da personagem " , da o que entender que é uma mulher, sendo que fortunato é homem. Então não seria "prazer do personagem?" Marquei ( A)

  •  "Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa."

    O autor combina duas figuras de linguagem (iteração e gradação) para evidenciar o sentimento de prazer da personagem.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio