SóProvas


ID
2554966
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apesar de muitas crianças e adolescentes terem a Barbie como um exemplo de beleza, um infográfico feito pelo site Rehabs.com comprovou que, caso uma mulher tivesse as medidas da boneca de plástico, ela nem estaria viva.

Não é exatamente uma novidade que as proporções da boneca mais famosa do mundo são absurdas para o mundo real. Ativistas que lutam pela construção de uma autoimagem mais saudável, pesquisadores de distúrbios alimentares e pessoas que se preocupam com o impacto da indústria cultural na psique humana apontam, há anos, a influência de modelos como a Barbie na distorção do corpo feminino.


Pescoço

Com um pescoço duas vezes mais longo e 15 centímetros mais fino do que o de uma mulher, a Barbie seria incapaz de manter sua cabeça levantada.


Cintura


Com uma cintura de 40 centímetros (menor do que a sua cabeça), a Barbie da vida real só teria espaço em seu corpo para acomodar metade de um rim e alguns centímetros de intestino.


Quadril


O índice que mede a relação entre a cintura e o quadril da Barbie é de 0,56, o que significa que a medida da sua cintura representa 56% da circunferência de seu quadril. Esse mesmo índice, em uma mulher americana média, é de 0,8.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 2 maio 2015.


Ao abordar as possíveis influências da indústria de brinquedos sobre a representação do corpo feminino, o texto analisa a

Alternativas
Comentários
  • O tempo todo, o texto faz comparação entre as medidas da boneca e as medidas do corpo humano feminino, destacando os absurdos de medidas do corpo da boneca, idealizada pela indústria de brinquedos, que jogou guela abaixo das crianças, fazendo-as acreditar que essa magreza ecessiva é normal.

    Quantas meninas se transformaram em mulheres adultas, com problemas de aceitação de seu respectivo corpo, por causa desse tipo de mercado. E de outros também, tão perigosos quanto.

  • Colocarem a palavra "salutar" foi feladaputagem para fazer gente errar! Você acredita que remete a algo negativo pelo contexto da alternativa... mas n. Em casos assim FUJA DA ALTERNATIVA.... vá para aquela que está mais congruente com o TEXTO mesmo! No caso, D.

  • Marquei (A).

    Acredito que o erro esteja no termo "globalizada", já que o texto delimita a análise para crianças e adolescentes: "Apesar de muitas crianças e adolescentes terem a Barbie (...)"

    Gabarito : (D)

  • Toda vez que fico com dúvida em 2 alternativas, tento ir naquela que representa mais diretamente o texto.

    Por exemplo, nessa questão fiquei em dúvida na A e na D:

    A - O texto, indiretamente, fala sobre essa noção de beleza padronizada que é difundida globalmente

    D - O texto, em cada uma das partes, aborda a relação entre as medidas da boneca e as medidas do corpo feminino real, ou seja, a alternativa está diretamente descrita no texto