-
-
Esse professor, no video-resposta, baseia sua explicação a partir da resposta sabida como certa, montando assim toda uma justificativa sobre o porquê da "B" ser a correta. Dessa forma, ficam vagas as explicações de porque alternativas como a "D", marcada pela maioria dos alunos, está errada.
-
Conforme a pergunta proposta, se quer saber qual aspecto da organização gramatical ATUALIZA os eventos apresentados, contribuindo para despertar o interesse do leitor. A pergunta final “Será que ele conseguirá acertar as coisas?”, nao atualiza nada.
-
Importante atentar que a questão pede aspecto da organização GRAMATICAL que ATUALIZE os eventos apresentados :)
-
A única coisa que conseguiu me fazer ter vontade de assistir ao filme foi a finalização do texto com a frase de efeito “Será que ele conseguirá acertar as coisas?” e não os verbos, independente de atualização ou não, coisa que nem entendi o que queria dizer
-
Letra B
Quando se emprega verbos no presente do indicativo, confere-se intensidade à narrativa, despertando o interesse do leitor. Este, ao realizar a leitura desse tipo de texto terá a impressão de que a ação está acontecendo naquele momento.
Os verbos nesse tempo, como também "precisa", "tenha", "faça" e "permite", são, então, interessantes porque atualiza a narrativa sobre o filme, isto é, atualiza os eventos apresentados na resenha.
-
Letra B
O trecho busca narrar resumidamente o filme. O autor normalmente utilizaria tempos do passado ou pretérito (imperfeito, mais-que-perfeito, perfeito), porque falaria de fatos que já aconteceram, já registrados no filme, ou seja, anteriores ao tempo da narração.
Todavia, o presente do indicativo é bastante usado em uma forma de escrever chamada de presente histórico, em outras palavras, o narrador escreve como se presenciasse as cenas. O leitor fica, assim, com a sensação de que a história ainda está acontecendo, em vez de ser uma coisa narrada no passado. Esse recurso pode existir na sinopse de filmes ou em contos.
O objetivo é tornar o texto mais dinâmico e causar maior expectativa ao leitor.
-
Só o frustrado do elaborador que se sentiu impelido a assistir ao filme por conta de um TEMPO VERBAL. Faça-me o favor.
(sim, eu sei que os verbos no presente, em uma narração, criam identificação do leitor com as personagens etc etc etc.)
Gabarito : (B)