SóProvas


ID
2555005
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Zé Araújo começou a cantar num tom triste, dizendo aos curiosos que começaram a chegar que uma mulher tinha se ajoelhado aos pés da santa cruz e jurado em nome de Jesus um grande amor, mas jurou e não cumpriu, fingiu e me enganou, pra mim você mentiu, pra Deus você pecou, o coração tem razões que a própria razão desconhece, faz promessas e juras, depois esquece.

O caboclo estava triste e inspirado. Depois dessa canção que arrepiou os cabelos da Neusa, emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena. Era a história de uma boneca encantadora vista numa vitrine de cristal sobre o soberbo pedestal. Zé Araújo fechava os olhos e soltava a voz:

Seus cabelos tinham a cor/ Do sol a irradiar/ Fulvos raios de amor./ Seus olhos eram circúnvagos/ Do romantismo azul dos lagos/ Mãos liriais, uns braços divinais,/ Um corpo alvo sem par/ E os pés muito pequenos./ Enfím eu vi nesta boneca/ Uma perfeita Vênus.

CASTRO, N. L. As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo. São Paulo: Arx, 2006 (adaptado).


O comentário do narrador do romance “[...] emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena” relaciona-se ao fato de que essa valsa é representativa de uma variedade linguística

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra: A,B,C,D e E  parece que todas estão corretas

  • Letra A

  • A expressão “palavras difíceis e desconhecidas” pelo narrador-personagem reforçam um exemplo de variação linguística às classes de maior prestígio, as quais ele não pertence e por isso ele acha bonito.


    Fonte: https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017/primeiro-dia/ze-araujo-comecou-cantar-num-tom-triste-dizendo-aos-curiosos-que-comecaram-chegar/

  • Sério que o comentário que o narrador fez em dizer que "A valsa era bonita só a gota serena" é detentora de grande prestígio?

  • NA REAL NÃO ENTENDI

  • Não é possível inferir que as construções sintáticas eram complexas, mas podemos dizer com certeza questão “valsa” é dotada de prestígio social. Basta reparar na metáfora selecionada para se referir a retórica, “uma valsa”.

  • A valsa foi a seguinte:

    Seus cabelos tinham a cor/ Do sol a irradiar/ Fulvos raios de amor./ Seus olhos eram circúnvagos/ Do romantismo azul dos lagos/ Mãos liriais, uns braços divinais,/ Um corpo alvo sem par/ E os pés muito pequenos./ Enfím eu vi nesta boneca/ Uma perfeita Vênus.

    O narrador-personagem, ao ouvir essa valsa, disse que ela era cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena, ou seja, ele não entendeu os significados das palavras usadas, mas achou que soavam muito bonitas.

    Claramente, Zé Araújo usou uma linguagem rebuscada e característica da parte da sociedade com mais dinheiro, ou seja, uma linguagem detentora de grande prestígio social, por isso o narrador-personagem, uma pessoa simples, não entendeu, apenas achou bonito.

    Gabarito: O comentário do narrador do romance “[...] emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena” relaciona-se ao fato de que essa valsa é representativa de uma variedade linguística detentora de grande prestígio social.

  • Ele quis dizer que o comentário que o narrador fez em dizer que "A valsa era bonita só a gota serena" é uma variedade linguistica de uma determinada região onde, esse modo de falar indica algo positivo sobre o assunto "A valsa era bonita só a gota serena" indica um forma de elogio.

  • O enem tá de palhaçada kk