-
O texto apontava para um tipo de crescimento urbano em que a oferta de serviços e amenidades era diferenciada por conta da renda. Esse processo é conhecido como segregação socioespacial. Nesse sentido, é possível observar a diferença de classes através da diferença de um bairro mais pobre e outro rico, tal como diferença entre as áreas centrais e periféricas.
Fonte:
https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017/primeiro-dia/configuracao-espaco-urbano-da-regiao-entorno-distrito-federal-assemelha-se-demais/?cor=azul
-
Resposta: letra "d"
-
-
eu acho que me ferrei na prova de geografia
-
A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.
-
Segregação socioespacial cai demais no Enem. Vale a pena investir um tempo pra entender os conceitos
-
É importante frisar que a criação de Brasilia no período de JK teve grande participação trabalhadora dos nordestino que por conta da seca migraram para a região centro-sul em busca de melhores condições de vida,porém teve como uma das consequências a formação de bairros marginalizados.Portanto depreende-se esse processo como segregação socioespacial,uma vez que há a área modernizada e a área com deficit de infraestrutura para o tecido social.
-
o que o inep quis dizer com o termo "expansão vertical" ?
-
Falta integração social. Dessa forma, caracteriza-se como segregação socioespacial, tanto por privar a população mais carentes dos direitos e garantias individuais garantidos pela CF/88, quanto deslocar esse grupo social da estrutura urbana.
-
Segregação Socioespacial : esta relacionado com a questão, pois fala da formação das regiões ao entorno dos centros urbanos devido a uma separação social dos que apresentam recurso para adquirir moradia no centro ou aqueles que não
-
Letra D
O texto nos apresenta dois pontos opostos.
-No centro urbano, mais desenvolvido, temos a infraestrutura e mais serviços de qualidade.
-Na periferia, há pouca infraestrutura e menor oferta de bons serviços.
Isso é natural, uma região onde há um cento urbano desenvolvido terá periferia nas proximidades.
-
Maurilio Leite,
"Expansão vertical" quer dizer a construção de prédios e de edifícios.