SóProvas


ID
2555122
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.


O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

Alternativas
Comentários
  • O DIP - Departamento de Imprenssa e Propaganda - criado por Vargas, tenha objetivo de censurar opositores de Getúlio Vargas  para que todos apoiassem-o ,e, sendo assim, fazendo o governo atual se passar por "bonzinho" para população e conquistar o apoio popular.

    Gabarito: A

  • Populismo.

    a)

  • Conquistar = Aperfeiçoar 

    Ampliar, aumentar, estender e alargar são sinônimos, tudo igual. Então não pode ter 4 alternativas com o mesmo propósito.

    Resposta: Letra A

  • Alternativa A

     O Governo de Getúlio Vargas é reconhecido como "Populista" (prática política em que se arroga a defesa dos interesses das classes de menor poder econômico, a fim de conquistar a simpatia e a aprovação popular).

    Justificando as outras alternativas:

    b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

    Na maioria dos governos se busca a oligarquia(um governo para poucos) e o controle da massa, assim os governantes tem o maior controle sobre as decisões tomada.

     c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.

    Pelo ao contrário, as informações públicas tem que ser omitidas para o povo saber menos e o controle governamental agir sem consentimento.

    d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.

    Vargas ao aplicar um "golpe" visou permanecer um grande tempo no poder sendo a democracia exercida somente em 1945.

    e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

    As intenções do governo eram se manter no poder, os discursos eram uma forma de encorajar e buscar a confiança da população.

     

     

     

  • Letra A

    O objetivo da propaganda é mostrar ao povo como o governo do atual presidente é bom, tornando o presidente mais popular e como consequência, conquistando aprovação do povo

  • Na Era Vargas (1930-1945) , mas precisamente no "estado novo ", o governo utilizava o Departamento de Impressa e Propaganda , com o objetivo de mostra o quanto vargas era bom , e com isso ganhar o apoio popular .

  • TEMA: FATORES DO POPULISMO DE VARGAS.

    • DIP ( Depatartamento de Impressa e Propaganda ): Tinha como objetivo em fazer propagadas favoráveis ao governo através de meios ufanista e censurar qualquer notícia contra o governo vargas.

    • CLT ( Consolidação das Leis Trabalhistas ): Tinha como objetivo conquistar a classe mais pobre.

    • PELEGUISMO: Sindicalistas que, ao invés de atender os interesses das classes trabalhadoras, atendiam aos anseios do governo vargas.

    • NACIONALISMO ECONÔMICO: Incentivo nas industrias de base, os quais criaram mais empregos e consequentemente aumento mais o populismo. Ex: Conselho Nacional do Petróleo, Companhia Siderúgica Nacional de Volta Redonda, Companha de prospecção de minério, Fábrica Nacional de Motores.

  • O objetivo da propaganda é mostrar ao povo como o governo do atual era perfeito.