SóProvas


ID
2555125
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

TEXTO I


Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.

FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado).


TEXTO II


A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).


O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    O texto I remete às reformas de Sólon em Atenas que dentre outros suprimiu a escravidão por dívida. Já o texto II menciona a importância da lei das doze tábuas que significou a criação de leis escritas na República Romana dificultando a manutenção de arbitrariedades dos Patrícios sobre os Plebeus. Ambas se referem a criação de normas coletivas, na Grécia e na Roma Antiga, que diminuiu as desigualdades de tratamento.

  • "...exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões."

    "...o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos."

    Letra E: criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.

  • Letra E

    A questão das leis das doze tabuas cai todo ano. A ideia é entender que essa lei trouxe a novidade de ter leis e assim fazer com que todos as sigam, em outras palavras, diminuiu as desigualdades de tratamento.

  • Lei das Doze Tabuas e a Democracia Excludente são basicamente as únicas coisas que caiem na História Antiga.

  • Somente contextualizando:

    Na política ateniense, Sólon criou o critério censitário e aboliu o critério "posse de terra", que favorecia os eupátridas, abrindo caminho, assim, para a consolidação de uma democracia na Grécia Antiga.

    Já a lei das doze tábuas determinava questões jurídicas (julgamentos, direito civil etc.) que serviam de base à República Romana.

    Gabarito: (E)

    Nível de dificuldade: Médio

  • Tema recorrente no ENEM.

    As 12 tábuas iniciaram o 'direito' no mundo.

    Com elas escritas, as pessoas podiam inibir as arbitrariedades dos Patrícios...

  • Texto 1:"a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões."

    Texto 2:"o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos."

    Você ver que em ambos os trechos nos temos medidas que visam diminuir a diferença entre o povo e aristocracia e criar de certo modo normas que irão ajudar eles a se manterem coesos.

    GAB:E criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.