SóProvas


ID
2555134
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos.

ASSIS, M. Gazeta de Notícias, n. 114, 24 abr. 1892.


No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

  • Durante a transição republicana a figura do inconfidente Tiradentes foi resgatada e enaltecida a partir da criação da imagem de um herói Republicano, que lutou pelo bem comum, ratificando uma cultura cívica. Associa-se também uma semelhança a Jesus Cristo, talvez para uma aceitação popular da identidade que acabara de ser criada.

    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017/primeiro-dia/o-instituto-popular-de-acordo-com-o-exame-da-razao-fez-da-figura-do-alferes-xavier/?cor=azul

  • https://www.youtube.com/watch?v=J4NZgV_VBQw

  • Essa questão pode ser resolvida pelo conhecimento do assunto e pela interpretação do texto.

    -Com base nos conhecimentos:

    A figura do Tiradentes, antes esquecida, foi enaltecida durante a primeira república, ele era exaltado como uma figura heróica messiânica (redenção cristã) e defensor legítimo da instauração republicana (caráter cívico).

    Daí a letra A.

    -Com base na interpretação:

    "O instituto popular, de acordo com o exame da razão..." (Cultura cívica).

    "Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas." (Cultura cívica).

    "Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros..." (Redenção cristã, baseado na história de Jesus Cristo).

    Daí, letra A.

  • Letra A

    O bom e velho Tiradentes

    Estar sendo dado um posto divino e ao mesmo tempo uma imagem de representante Civil.

  • Lembrando que ele foi o único condenado a pena de morte porque era o único sem posses. Ou seja, o movimento foi de burguesia, mas condenaram o único pobre do movimento para servir de "exemplo". O restante foi condenado ao degredo na África.

  • Em 15/09/20 às 17:39, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Em 09/08/20 às 19:39, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • A questão aborda a formação da simbologia republicana nos primeiros anos de instalação do regime. Nessa época, deu-se um importante debate sobre as alterações necessárias na bandeira nacional e também na escolha de datas e personagens históricos que representassem o novo regime. A figura de Tiradentes foi resgatada devido à sua participação na Inconfidência Mineira (1789), sua morte e martírio assemelhavam-se à história da redenção cristã, e sua escolha como herói republicano formou a cultura cívica do novo regime. Letra A

  • Letra A

    Na opinião da maioria, essa foi uma questão difícil.

    Entendemos que era preciso analisar o seguinte trecho do texto:

    "Esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos."

    Será que teria alguma similaridade com a história de Jesus, no sentido de pagar pelos pecados dos outros?

    Assim, entendemos que Machado de Assis está fazendo um paralelo entre Tiradentes e Jesus cristo, guardadas as devidas proporções é claro.

    => Enquanto Jesus cristo sofreu na cruz para eliminar os pecados de todos, Tiradentes assumiu a culpa e foi esquartejado para eliminar a sentença dos outros. E assim foi escolhido o símbolo da nova república.

  • Questão complicada. Só acertei agora pois já fiz ela 3 vezes e acabei "compreendendo" melhor a resposta kkkk. (A verdade é que não compreendi muito bem ainda kkkk).

  • Questão safadénha.

    É importante contextualizar, galera. Olha a data da publicação do texto: 1892. Ora, só tínhamos 3 anos de proclamada a República, e a jovem instituição necessitava de mitos fundadores para fundamentar a sua existência. É nesse sentido que Tiradentes aparece como herói nacional, fortemente identificado com a figura de Cristo, conforme o texto do Machado.

    Gabarito : (A)

    O que inviabiliza a alternativa (D) é o "tendência regionalista", visto que Tiradentes era um símbolo nacional da incipiente República. Tanto o era (e continua sendo) que Machado de Assis, um carioca, estava escrevendo sobre ele.

  • "Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos."

    E quem sois esse cara ? O GRANDE TIRADENTE, PATRONO DA POLICIA MILITAR, um verdadeiro HEROI QUE POR NÃO SER DA ELITE FOI O QUE MAIS SE FUDE* E NEM ERA UM DOS CABEÇAS DA REVOLTA.

    A REPÚBLICA desde o inicio tinha que criar símbolos nacionais e principalmente que fossem antagônicos ao antigo regime e quem melhor que TIRADENTES, um cara que foi "tido" como um líder da revolta que era contra a monarquia e o melhor tal revolta diferente da conjuração baiana foi feita pela elite e sem preceitos abolicionista.

    GAB:A Machado de Assis e outros artistas foram chamados para criar essa cultura cívica com um pouco de lastro nos preceitos cristãos, pois, lembre-se o Estado não era Laico ainda. redenção cristã e cultura cívica.