SóProvas


ID
2555146
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.


No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    O texto retratou um evento de enorme magnitude ocorrido no Chile e com efeitos colaterais em áreas vizinhas na América do Sul. O processo descrito é de um terremoto, típico de áreas associadas à tectônica de placas, mais precisamente às suas bordas. Nessas áreas, encontramos os dobramentos modernos, que são resultado da convergência das placas, como estrutura geológica predominante.

  • Melhor professor desta plataforma, explica bem demais!! 

     

  • Os terremotos são consequências de choques de placas tectônicas.

    Esse contato entre as placas costuma ser uma faixa de intensidade sísmica. É como se uma placa ficasse pressionando a outra, até a pressão ser muito grande e elas vibrarem de modo a liberar a energia da pressão, e isso vem a ser o terremoto.

    Letra C

  • Esse professor poderia comentar TODAS as questões aqui do QC. Cada questão dele é um resumão perfeito.

  • Maior instabilidade tectônica= Mais abalos sísmicos

  • Eu pensei na Cordilheira dos Andes, principalmente pelos países que ele citou no texto, e claro, a Cordilheira dos Andes é um dobramento moderno.

  • c