-
O uso das plaquetas artificiais que agiriam como uma rede em ferimentos e que aceleraria o processo de coagulação seria muito útil nos pacientes e teria uma melhora nos casos de Hemofilia. A hemofilia é um distúrbio hemorrágico grave que afeta principalmente homens, que dificulta a cadeia de coagulação. As demais doenças não são casos de hemorragias em que essas plaquetas seria uteis para auxiliar nesse processo. a filariose é uma doença parasitaria causada por vermes nematoides. A aterosclerose é uma doença em que ocorre acumulo de placas de gordura nas paredes das artérias. Já a Doença de Chagas é uma doença infeciosa causada pelo protozoário Tripanosoma cruzi. E por fim, a síndrome citada na alternativa E também não causa episódios de hemorragias, ou seja, as plaquetas artificiais não seriam uteis nesse caso para conter hemorragias.
Alternativa correta: Letra B
-
A) Hemofilia é a doença relacionada a dificuldade de coagluação sanguínea. Portanto, a pesquisa de plaquetas artificiais ajuda a cicatrização de ferimentos, diminuindo os efeitos da hemofilia.
-
A-Filariose=Doença parasitária crônica causada por vermes nematóides (as filárias).
B-Hemofilia=doença hereditária ligada ao cromossoma X, caracterizada por problemas de coagulação do sangue
C-Aterosclerose.=tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias.
D-Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. A Doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase americana e chaguismo.
E-Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA; em inglês: acquired immunodeficiency syndrome, AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH; em inglês: human immunodeficiency virus, HIV).
-
HEMácia = HEMofilia, portanto essas palavras estão relacionadas com sangue. Bem é assim que eu resolvo as questões do enem. Lembri-se tempo curto.
-
Letra B
Falou que as plaquetas se torna uma espécie de rede, e isso seria bom para a hemofilia...
A Hemofilia e uma doença genética essencialmente hereditária que compromete a capacidade do corpo em formar coágulos sanguíneos, um processo necessário para parar hemorragias. A condição leva a que pessoas sangrem facilmente ou com frequência mesmo após pequenas lesões...
-
A cascata de coagulação é um processo imprescindível para estancar sangramentos e evitar hemorragias. Devido à importância desse processo, que também não pode ocorrer de forma exagerada, além das plaquetas há também diversas moléculas e fatores de coagulações envolvidos na formação do coágulo, que é desencadeada quando ocorre lesão do epitélio vascular. A hemofilia é uma doença relacionada à ausência de um desses fatores de coagulação, que impede que ocorra coagulação adequada quando há um sangramento. Desse modo, o desenvolvimento de uma alternativa artificial para coagulação do sangue traria melhoria na qualidade de vida dos hemofílico
Alternativa B
-
Sei nem o que é hemofilia, porém o texto fala de plaquetas, coagulação e sangue no geral, associei ao prefixo "hemo".
-
A)Filariose: doença causada por um verme
C) aterosclerose : ficou como a última nas minhas exclusões
D)doença de chagas: doença causada por um inseto
E) síndrome da imuno. Adquirida: é a AIDS. Não tem a ver com oq a questão quer
B) hemofilia : hemo= sangue
Letra B
EU NAO SOU WIKIPÉDIA BRASIL