SóProvas


ID
2555650
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições. (2) Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler. Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita. Isso acontece tanto que existem grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads.


Existe uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: “tsundoku”. Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) deixá-las de lado por um tempo.

Disponível em:  <http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/08.html>. Acesso em: 14/08/17. 

A construção do texto em dois parágrafos na ordem em que aparecem se explica porque o autor

Alternativas
Comentários
  • a) cria uma hipótese no primeiro parágrafo e, no segundo, dá nome ao resultado dela. ERRADA: o autor em nenhum momento relata um hipótese no 1º parágrafo.

     

    b) narra um evento no primeiro parágrafo e, no segundo, estipula quem são seus personagens.  ERRADA: não narra um evento, não se trata de um texto narrativo cuja participação inclui personagens fictícios ou não.

     

    c) apresenta um fato no primeiro parágrafo e, no segundo, trata dele metalinguisticamente.  CORRETA: o autor, no 1º parágrafo, relata o fato comentando a respeito dos "víciados" em leitura que compram livros em grande quantidade porém não leem posteriormente, e no 2º parágrafo, usa da metalinguagem, que é usada para descrever algo sobre outra linguagens.

     

    d) argumenta a favor de uma tese no primeiro parágrafo e, no segundo, faz uma ressalva.  ERRADA: não há restícios de posicionamento do autor em relação aos fatos, e também não é feita ressalvas no 2º parágrafo.

     

    e) descreve uma situação real no primeiro parágrafo e, no segundo, dá exemplos dela. ERRADA: não há descrição minunciosa ou não sobre o fato, apenas o autor relata a situação, comentando sobre a mesma no 2º parágrafo também.