GABARITO E
A) No excerto “em alguns dos terroristas que se sacrificavam”, trata-se de uma partícula expletiva.
ERRADO : Trata-se de pronome relativo usado para restringir ''alguns dos terroristas DOS QUAIS se sacrificavam.''
B) Em “piorar as coisas que querem melhorar”, o vocábulo antecipa “repressões, perseguições e abusos”
ERRADO : Trata-se de oração composta, havendo dois verbos, no entanto, dois períodos... Sendo a oração subordinada adjetiva restritiva , a qual utiliza o pronome relativo ''Que '' para restringir o primeiro termo citado, observe : ''Piorar as coisas AS QUAIS querem melhorar.''
C) No trecho “A verdade é que salvo casos excepcionais”, trata-se de pronome relativo reiterando “verdade”.
ERRADO : Trata-se de uma oração subordinada predicativa, ligada por um verbo de ligação flexionado ''É'' e que utiliza a partícula integrante ''que'' ''A verdade é que salvo em casos excepcionais.''
D) A ocorrência “que pagavam com sua vida” revela-se como conjunção integrante retomando “casos”.
ERRADO : O pronome relativo retoma -->'' narodniki russos''
E) Em “dos que eles matavam pela ‘causa’”, o vocábulo assume a função de um pronome relativo.
CORRETO : Dos quais eles matavam pela causa.
a) No excerto “em alguns dos terroristas que se sacrificavam”, trata-se de uma partícula expletiva. ERRADO. Trata-se de um pronome relativo que retoma terroristas.
b) Em “piorar as coisas que querem melhorar”, o vocábulo antecipa “repressões, perseguições e abusos”. ERRADO. Trata-se de um pronome relativo que retoma coisas. Importante relembrar que o pronome relativo tem função anafórica, ou seja, de RETOMAR e não de antecipar (catafórica).
c) No trecho “A verdade é que (=ESSA) salvo casos excepcionais”, trata-se de pronome relativo reiterando “verdade”. ERRADO. Trata-se de UMA CONJUNÇÃO INTEGRANTE que inicia a oração subordinada substantiva predicativa.
d) A ocorrência “que pagavam com sua vida” revela-se como conjunção integrante retomando “casos”. ERRADO. Trata-se de um pronome relativo que retoma russos. Obs. O pronome relativo tem função anafórica (retomar), caso que não ocorre com a conjunção integrante. Ela é responsável por iniciar uma oração subordinada substantiva.
"como o dos narodniki russos citados por Camus, que pagavam com sua vida"
e) Em “dos que eles matavam pela ‘causa’”, o vocábulo assume a função de um pronome relativo. CORRETO. Pronome relativo que retoma DOS.
"que pagavam com sua vida a morte dos (=daqueles) que eles matavam"