SóProvas


ID
255655
Banca
FUNDATEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As entidades que se regem pela Lei 4.320/64, ou seja, as que adotam a contabilidade pública para os seus registros e controles orçamentários, financeiros e patrimoniais, ao final do exercício financeiro zeram algumas contas contábeis, ou seja, iniciam o exercício financeiro seguinte com algumas contas sem saldo. Essas contas são as

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o por quê?

  • Acredito que os saldos do balanço orçamentário, como o excesso de arrecadação, entram no balanço financeiro como saldo para o exercício seguinte, zerando o balanço orçamentário! MAS, confesso que não tenho certeza, é apenas uma hipótese, eu acertei a pergunta por eliminação, não sei o fundamento da resposta.

  • O que sei é que o único demonstrativo que não apresenta resultado é o PATRIMONIAL, pois este apresenta apenas uma posição

    estática, apenas o SALDO PATRIMONIAL, sendo efetivamente a DVP responsável pela apuração do RESULTADO PATRIMONIAL. Assim, esses demonstrativos que apresentam RESULTADO são zerados ao final do exercício.

  • é verdade..  o Sistema orçamentário começa zerado, pois no inicio de cada exercicio financeiro vão lançando a previsão da receita, fixação da despesa, arrecadação, empenhos, etc
    As contas de resultado são zeradas a cada exercício da mesma forma que na contabilidade geral.

  • Não tenho muito propriedade para comentar a questão, mas vou tentar ajudar.

    As contas de compensação não entram com o saldo zerado no exercício seguinte, pois são contas que podem vir afetar o patrimônio da entidade no futuro, tais como: avais, acordos, cauções .... Assim podemos excluir a alternativa A.

    As contas do sistema financeiro também não entram com o saldo zerado, pois nelas estão incluídas as contas extraorçamentárias, como por exemplo, os restos a pagar. Assim excluímos a alternativa B.

    O Sistema Patrimonial inclui contas relacionadas ao patrimônio público que concorrem de forma ativa e passiva, sejam eles bens móveis, imóveis, investimentos, estoques, operações de crédito, etc. Concluímos que, no caso de um imóvel, dificilmente seu valor é zerado de um exercício para o outro, excluímos, dessa forma, as alternativas D e E.