SóProvas


ID
2556631
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


                         A insana mania de economizar em coisas erradas


      Existe uma grande diferença entre oportunidade e oportunismo. Uma é aquela em que as pessoas querem levar vantagem em tudo, serem espertas, ganhar a qualquer custo, sendo que a outra vai na contramão deste movimento cada vez mais presente e enraizado na cultura brasileira. [...]

      A cultura do Brasil é riquíssima, linda e super diversificada. Porém, esse vício maldito acaba com a beleza. A necessidade de levar vantagem deixa as pessoas cegas e a feira de Acari, no Rio de Janeiro, é um belo exemplo deste contraste. O mercadão de produtos roubados é promovido às custas de inúmeras mortes e assaltos por conta de um comércio que não tem fim. [...]

      Não há pagamento de impostos referente à mercadoria e recolhimento de tributos. Só por isso esse produto chegou até o seu consumidor final. Vidas acabam porque alguém tem a necessidade porca de comprar algo “baratinho”. E não é exagero.

      Tenho um amigo que hoje reside nos Estados Unidos. A família dele, quando morava no Brasil, possuía uma transportadora com cinco caminhões. Sempre que se tratava de uma carga valiosa, quem fazia o transporte era o pai, o dono da empresa. Ele tinha esse cuidado para zelar pelo material do cliente e garantir que o produto caro chegaria ao seu destino conforme o esperado, sem danos. Até que um dia ele foi roubado e sequestrado. A quadrilha pediu R$50 mil reais, e a carga era de televisões. Ele ficou quatro dias em cativeiro e não havia possibilidade de pagar pelo valor exigido. Não avisaram a polícia e as negociações chegaram a R$10 mil. A quantia foi paga, mas o pai foi encontrado morto, sendo que ele havia falecido muito antes da entrega do dinheiro.

      Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar esses produtos. O detergente mais barato, o salame, sabão em pó que são vendidos na feira de Acari custaram a vida de alguém. Além disso, deixou o seguro para todo mundo mais caro, impactando na economia como um todo. Quantas vezes subiu o seguro do seu carro? Mas na hora de comprar uma peça, muitos não abrem a mão de ir até um desmanche. É essa consciência que precisa mudar. Quando isso acontecer, o país muda de patamar. [...]

Daniel Toledo. Adaptado de e disponível em: http://envolverde.cartacapital.com.br/insana-mania-de-economizar-em-coisas-erradas

Em relação ao Texto 1, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.


Em “Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar esses produtos.”, o termo em destaque refere-se, anaforicamente, ao detergente, ao salame e ao sabão em pó.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

     

    O pronome demonstrativo 'esses' está anaforicamente empregado, todavia refere-se aos produtos roubados. 

     

    Voltando ao texto, percebe-se que ao final do termo ''esses produtos'' o período encerra-se com um ponto final. Caso terminasse com o sinal de dois pontos (:) ,  teria sido empregado cataforicamete, pois haveria uma menção aos produtos enumerados posteriormente: detergente, ao salame e ao sabão em pó. 

  • GABARITO: ERRADO.

    Anáfora (termo anafórico): retoma algo que ja foi citado.
    Catáfora (termo catafórico): apresenta algo que ainda nao foi dito;

  • A remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros;

     

    A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes e também por numerais, advérbios e artigos.

  • GABARITO: ERRADO

     

    ESSES - Anafórico - já citado

    ESTES - Catafórico - vai ser dito

     

      ...Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar ESSES produtos. O detergente mais barato, o salame, sabão em pó que são vendidos na feira de Acari custaram a vida de alguém ..(roubados)

    ....Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar ESTES produtos. O detergente mais barato, o salame, sabão em pó que são vendidos na feira de Acari custaram a vida de alguém..

  • Anafôrico: "O termo de referência foi mencionado antes do termo de retomada"

  •       "A cultura do Brasil é riquíssima, linda e super diversificada. Porém, esse vício maldito acaba com a beleza. A necessidade de levar vantagem deixa as pessoas cegas e a feira de Acari, no Rio de Janeiro, é um belo exemplo deste contraste. O mercadão de produtos roubados é promovido às custas de inúmeras mortes e assaltos por conta de um comércio que não tem fim. [...]
          ...
          Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar esses produtos."


    O pronome demonstrativo 'esses' está anaforicamente empregado, fazendo referência aos produtos roubados.

  • Gab. Errado.

     

    Não faz sentido ser anafórico se os produtos vêm depois do pronome (esses).

    O texto remete aos produtos roubados.

  • Complementando:

     

     

    Trata-se de uma CATAFÓRA, referência a algo que ainda vai ser dito.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ANafórico - refere-se a algo que está ANtes!

  • RESPOSTA: ERRADO 

    . Designa-se ANÁFORA faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.

     

    Vejamos um exemplo de ANÁFORA:

    João está doente. Vi-o na semana passada.

    (pronome “o” retoma o termo “João”.)

     

    Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.

     

    Vejamos um exemplo de CATÁFORA:

    A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado.

    (O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se refere quando se chega ao termo de referência.)

     

     

    Fonte: https://www.infoescola.com/portugues/anafora-e-catafora/

     

    Para lembrar:

    Anáfora = anterior

     

  • Refere-se cataforicamente, pois o termo "esses produtos" só fora especificados depois.

  • Uma duvida, não era para ser "ESTES PRODUTOS" porque como dito o termo e catafórico

  •  “Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar esses produtos.”, o termo em destaque refere-se, anaforicamente (até aqui, certo), ao detergente, ao salame e ao sabão em pó. 

     

    O termo realmente tem uma referência anafórica, porém não é com relação ao detergente, ao salame e ao sabão em pó. E sim com relação à "O mercadão de produtos roubados é promovido às custas de inúmeras mortes e assaltos por conta de um comércio que não tem fim. [...]"

  • Wallace, se você voltar ao texto, verá que no parágrafo anterior o pronome retoma "produtos roubados".

  • Anafórico = dito Antes.

    Bons estudos!

    Fé em Deus!

  • ESSES - Anafórico - antes

    ESTES - Catafórico - depois

  • ESSES - Anafórico - já citado no texto.

    ESTES - Catafórico - vai ser dito.

  • Para aprofundar:


    Segundo o professor Dr. Sérsi Bardari (2011, p.1), o termo ‘dêixis’, do qual deriva o adjetivo “dêitico”, é empregado para designar a função que os pronomes pessoais e demonstrativos, as formas gramaticais que indicam tempo, inúmeras palavras e uma variedade de outras formas linguísticas desempenham ao fazer referência à situação de produção dos gêneros textuais, sejam estes nas modalidades oral ou escrita. Em outras palavras, a dêixis abarca os mais diversificados mecanismos linguísticos incumbidos de realizar a referência aos constituintes do gênero em si, de modo a compor um todo coeso. Entende-se por “coesão”, a conexão entre os elementos supracitados, de modo articulado e harmônico. Vale elucidar que os dêiticos fazem referência, também, a elementos extralinguísticos, isto é, a elementos para além do texto, inerentes ao contexto discursivo.

  •  anaforico: referência a algo anterior citado.

  • Essa banca do capiroto não fala a linha do texto não é?????

  • Basta saber que anafórico é algo que já foi dito.

  • ANafórico = ANtes

  • Gabarito: errado.

    Anafórico = Antes => referencial citado anteriormente no texto

    CATAfórico = CATApulta => te joga pra frente, referencial esta mais a frente (depois) no texto.

  • Anafórico = Antes => referencial citado anteriormente no texto

    CATAfórico = CATA ( FRENTE) => (depois) no texto.