SóProvas


ID
2556736
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da elaboração, das características, dos agentes ambientais e dos Anexos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.


Poeiras, névoas, vapores, fumos metálicos e neblinas são considerados estados físicos de agentes ambientais que, por certo momento, encontram-se em estado de suspensão no ar até a sua deposição ao solo pelo efeito da gravidade.

Alternativas
Comentários
  • São agentes ambientais em seu estado QUÍMICO! Não entendi esse gabarito "certo" da banca

     

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo
    pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da
    atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

  • A questão trata do estado físico dos agentes químicos. A classificação de agentes químicos que mais utilizamos em nosso cotidiano é baseada em seu estado físico.

    O primeiro grande grupo é o dos materiais particulados, ou aerodispersóides. Nesse grupo, os contaminantes são partículas sólidas ou líquidas dispersas no ar (poeira, fumo e fibra; névoas e nebinas)

    Além dos aerodispersoides (particulado sólido ou líquido), podemos ter também contaminantes na fase gasosa. Se esse contaminante, em condições normais, já estaria no estado gasoso, estamos diante de um gás. Se, no entanto, o contaminante é um líquido em condições normais, sua fase gasosa será chamada de vapor.

    Fonte: http://www.saudeesegurancanotrabalho.org/classificacao_agentes_quimicos/

  • Poeiras, névoas, vapores, fumos metálicos e neblinas são considerados estados físicos de agentes ambientais (CORRETO)

    que, por certo momento, encontram-se em estado de suspensão no ar até a sua deposição ao solo pelo efeito da gravidade. (VAPORES ORGÂNICOS, ÁCIDOS, ALCALINOS E INERTES DEPOSITAM NO SOLO SOB O EFEITO DA GRAVIDADE? ACREDITO DE NÃO)

  • AOCP sempre avacalhando o sistema... 

  • Poeiras, névoas, vapores, fumos metálicos e neblinas- são aerodispersoides, cujo meio de dispersão é gasoso e cuja fase dispersa consiste de partículas sólidas ou líquidas.

  • Galera vamos aprender a interpretar o enunciado

    Poeiras, névoas, vapores, fumos metálicos e neblinas são considerados estados físicos de agentes ambientais que, por certo momento, encontram-se em estado de suspensão no ar até a sua deposição ao solo pelo efeito da gravidade. 

    ELE NÃO QUER OS AGENTE FÍSICOS ELE FALA DE ESTADO

  • Segundo a química

    Os 3 principais estado físicos da matéria

    • Sólido
    • Líquido
    • Gasoso
  • A questão trata de conhecimentos sobre as características dos agentes ambientais no âmbito da segurança do trabalho.

    Primeiramente, devemos ressaltar que a questão traz o termo “estados físicos", que é diferente de “agentes físicos". Os agentes ambientais trazidos na questão são classificados em seu estado físico da matéria.

    A poeira (estado físico sólido), os fumos metálicos (estado físico sólido), a névoa (estado físico líquido), neblina (estado físico líquido) e as fibras (estado físico sólido) fazem parte do grupo de aerodispersóides, que são materiais particulados em estado sólido ou líquido suspensos ou dispersos no ar. Já os gases e vapores são agentes presentes em estado físico gasoso.

    Dessa forma, os contaminantes trazidos pela questão são considerados estados físicos de agentes ambientais, podendo estar em fase sólida, líquida ou gasosa que sofrem ação da gravidade até sua deposição ao solo.

    Gabarito do Professor: CERTO.