SóProvas


ID
2556838
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre as características do direito de recebimento do Adicional de Periculosidade pelos empregados, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.


Carlos é um motociclista que exerce atividade laboral se deslocando por vias públicas todos os dias, a serviço de uma empresa privada. Após um dia de trabalho, Carlos se desloca para sua residência e, no dia seguinte, retorna novamente para mais um dia de trabalho. De acordo com a NR- 16, Carlos tem direito de receber o adicional de periculosidade.

Alternativas
Comentários
  • NR 16

    ANEXO 5

    ATIVIDADES PERIGOSAS EM MOTOCICLETA

    1. As atividades laborais com utilização de motocicleta ou metoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas.

  • § 4o São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta. (Incluído pela Lei nº 12.997, de 2.014)

  • A questão quer saber se a atividade realizada em motocicleta descrita no enunciado é considerada uma atividade perigosa, nos termos da NR-16.

    São atividades perigosas, devidamente detalhadas nos anexos da NR-16, as seguintes:

    • Atividades e operações perigosas com explosivos.
    • Atividades e operações perigosas com inflamáveis.
    • Atividades e operações perigosas com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
    • Atividades e operações perigosas com energia elétrica.
    • Atividades perigosas em motocicleta. (Anexo nº5)
    • Atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.

    Do anexo 5, temos que:

    "1. As atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas". 

    Qual o valor do adicional de periculosidade que o trabalhado fará jus?

    NR 16: 16.2 "O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa".

    Portanto, de acordo com a NR-16 e com a CLT, a atividade do enunciado é uma atividade perigosa.

    GABARITO: CERTO