SóProvas


ID
2557858
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A busca pela solução para conflitos que possam surgir entre os funcionários é uma atividade de qual etapa do processo administrativo?

Alternativas
Comentários
  • ▪ DIREÇÃO - Para Hampton (1990) direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. Os outros processos administrativos – planejamento, organização e controle – podem ser vistos como inter-pessoais. Um gerente poderia praticá-los sozinho em seu escritório. Porém, liderar, ou a liderança, é diferente. A liderança refere-se ao processo interpessoal por meio do qual um gerente procura influenciar os empregados para que eles cumpram as tarefas. A liderança acontece não isoladamente, mas na inteiração. De todas as funções da administração, a liderança parece ser a mais estudada, e possivelmente a menos compreendida.

    ▪ A direção é a terceira função administrativa. O papel dela é acionar e dinamizar a empresa. Está totalmente voltada às ações com pessoas dentro da organização.

    ▪ A direção envolve a focalização nos membros organizacionais como pessoas e a abordagem de assuntos como liderança; motivação, comunicação, solução de conflitos, além do desenvolvimento de boas relações entre as pessoas e a criação de um excelente ambiente de trabalho. A direção constitui um importante elemento na consolidação da qualidade de vida no trabalho.

    ▪ Nas questões de concurso a função Dirigir pode vir como liderar, comunicar, motivar, coordenar.


    DIRIGIR

    “Administrar pessoas para alcançar objetivos”

    Designar pessoas

    Liderar, orientar, coordenar esforços

    Incentivar, motivar

    Comunicar


    Fontes: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime



  • 1. CONCEITO DE LIDERANÇA
    O conceito de liderança norteia todos os tópicos relacionados à gestão de pessoas, uma vez que os líderes da organização são fundamentais para a implantação plena de todas as políticas de gestão de pessoas.
    Existem diversos conceitos para liderança. Os principais encontrados na literatura convergem para os apresentados a seguir:
    “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo” (ROUCH & BEHLING, 1984).
    “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” (O monge e o executivo. James C. Hunter).
    “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação” (HERSEY e BLANCHARD).
    “É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATO, 2006).
    “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS, 2005).
    “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2007).
    Para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva, é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.
    Observa-se, atualmente, grande dificuldade de encontrar administradores capazes de gerenciar e liderar seus subordinados. Essa falta significa ausência de pessoas capazes de desempenhar papéis de liderança com adequação e eficácia.

  •  Lembrar que a função Dirigir pode vir como liderar, comunicar, motivar, coordenar.

  • B

  • Segundo Chiavenato (2012, p. 366):

    "A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do

    administrador com seus subordinados. "

    "A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.

    Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. Alguns autores preferem substituir a palavra direção por liderança ou influenciação. "