SóProvas


ID
2558449
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A coletânea de aforismos que constituem os dois volumes de Humano, demasiado humano, considerado o marco inicial do segundo período da produção de Nietzsche, é um ajuste de contas definitivo com as ideias fundamentais do sistema filosófico de Schopenhauer.

Dedicando o livro à memória do filósofo francês Voltaire e escolhendo como epígrafe uma citação de René Descartes, Nietzsche já o insere simbolicamente na tradição da filosofia das Luzes, caracterizada pela confiança no poder emancipatório da ciência, em seu triunfo contra as trevas da ignorância e da superstição. Não por acaso, portanto, a obra tem como subtítulo Um livro para espíritos livres.

Se, para o jovem Nietzsche, era a arte – e não a ciência – o que constituía a atividade metafísica do homem, em Humano, demasiado humano ela é destituída desse privilégio. Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles. “Que lugar ainda resta à arte? Antes de tudo, ela ensinou, através de milênios, a olhar com interesse e prazer a vida, em todas as suas formas. Essa doutrina foi implantada em nós; ela vem à luz novamente agora como irresistível necessidade de conhecer. O homem científico é o desenvolvimento do homem artístico”.

Se, para o jovem Nietzsche, o aprofundamento do conhecimento científico conduzia à proliferação de um saber erudito e estéril, que sufocava a vida, para o Nietzsche do período intermediário o conhecimento científico torna livre o espírito.

Pouco mais tarde, Nietzsche aprofundaria seu novo entendimento relativo ao papel da ciência e à oposição entre esta e a arte. Contrapondo-se àqueles que valorizam apenas a imaginação e as obras-primas do disfarce estético, o filósofo afirma: “eles pensam que a realidade é horrível; contudo, não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo, do mesmo modo que aquele que conhece bastante e amiúde está, por fim, muito longe de considerar horrível o grande todo da realidade, cuja descoberta lhe proporciona sempre felicidade. A felicidade do homem do conhecimento aumenta a beleza do mundo”.

(Adaptado de: GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo, Publifolha, 2000, p. 42-46) 

Sem prejuízo para o sentido estabelecido no segmento e a correção gramatical, o elemento sublinhado em ... contudo, não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo... (último parágrafo) pode ser substituído por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E

    Conjunção Adversativa: Mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, só que, senão, agora, antes, ainda sim.

  • Porquanto = Porque

    Conquanto = Concessão 

  • A) muito embora --> CONCESSÃO

     

    B) conquanto --> CONCESSÃO 

     

    C) porquanto --> CAUSAL

     

    D) por conseguinte --> CONSECUTIVA

     

    E) todavia --> ADVERSATIVA

     

     

     COMUNS:

     

    MAS / CONTUDO / ENTRETANTO / TODAVIA / PORÉM / NÃO OBSTANTE /  NO ENTANTO (...)

     

     

     

    <OBS>   1) PORQUANTO = CAUSAL = UMA VEZ QUE / VISTO QUE ...

                  2) CONQUANTO = CONCESSÃO = EMBORA / AINDA QUE ...

                  3) A MEDIDA QUE = PROPORÇÃO

                  4) NA MEDIDA EM QUE = CAUSAL

     

     

    * NÃO EXISTE'' NA MEDIDA QUE''. TAMBÉM NÃO EXISTE ''A MEDIDA EM QUE''   (VER ITENS 3 E 4)

     

     

     

    GAB E

  • Letra (e)

     

    Período composto por coordenação Adversativa

     

    Adversativas: exprimem contraste, oposição, ressalva, compensação.

     

    As principais são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.

     

    Além delas, há outras palavras que, em determinado contexto, passam a valor adversativo e podem iniciar este tipo de oração, tais como senão, ao passo que, antes (=pelo contrário), já, não obstante, apesar disso, em todo caso. Há uma diversidade de vocábulos que transmitem o valor adversativo; por isso é importante entender a oposição e não apenas memorizar as conjunções.

     

    Décio Terror

  • Decorem as conjunções!!! 

  • Decorem as conjunções.

    A da questão é a Conjunção Coordenada Adversativa.

  • CONTANTO ====> SINONIMO DE DESDE QUE

     

    CONQUANTO --> SINÔNIMO DE EMBORA, MESMO ASSIM, AINDA QUE.

  • Essa foi de presente

  • eles pensam isso; contudo, não pensam aquilo...

    eles pensam isso ; todavia , não pensam aquilo...

     

    Adversativas:  mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante

     

  • LETRA E

    “eles pensam que a realidade é horrível; contudo(TODAVIA), não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo,

     

    ------Há uma ideia de oposição aqui, portanto, teria que ser escolhida uma conjunção adversativa:Mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, só que, senão, agora, antes, ainda assim.

     

    -----Sobre o ''Muito embora'':  http://www.tjmt.jus.br/Noticias/44078#.WqraZ6jwbIU - o advérbio antes da conjunção é gramaticalmente incorreto.

     

    muito embora= ainda que= conquanto= apesar de que=mesmo que

    Ele é muito disperso, muito embora seja um bom rapaz.

    ele é muito disperso, muito ainda que seja um bom rapaz

     

    BONS ESTUDOS

  • Embora não recomende isso a ninguém, confesso que acertei a questão porque IGNOREI O TEXTO e apeguei-me só a conjunção.

    Agora entendo porque a maioria dos "doidos" costuma usar esse tal de Nietzsche como referência! Que viagem é essa e por que usar uma linguagem tão rebuscada??

  • Essa marquei um pouco com MEDO, justamente pelas bancas, atualmente explorarem outros significados das conjunções, que todavia e contudo são adversativas todos nós sabemos. No entanto, o que digo a vocês é o seguinte: volte ao texto e veja o real significado que está passando, já vi até a FCC fazer isso - mais característico do Cespe - se ir pelo real significado da conjunção pode se lascar. Eu li reli e vi que estava passando uma ideia contrária, contraditória, oposição. Bingo e coincidência ser adversativa aí.

     

    #ficaoalerta

    GAB LETRA E

  • Pode até ter sido fácil, mas dizer que foi "de presente", não acho não.